30/09/08

POEMAS SEM FRONTEIRAS

Foi com emoção, e os olhos marejados de lágrimas que vi o meu nome e a minha escrita, publicados num livro de poesia.
Desde pequena que sempre adorei escrever, brincar com as palavras...
Este sonho concretizou-se em Março de 2005, com a abertura de um blog, ali eu podia dar asas à minha imaginação e, assim o fiz.
Há quem diga que a escrita é um acto de solidão. Sim, concordo.
Na vida tenho tido situações graves de injustiça, incompreensão, falta de carinho, desprezo até, que me deixam muito triste e, consequentemente refugio-me na escrita.
Através de «Amigos» que conheci na blogosfera tive conhecimento de um concurso de poesia este ano e decidi participar, era a minha 1ª vez. Há sempre uma primeira vez para tudo.


Foi um sucesso o almoço de convívio para lançamento do livro e entrega de prémios do "Poemas sem Fronteiras", resultante do Concurso de Poesia 2008 do "Ora Vejamos..." organizado pelo Henrique Sousa, em Leiria.
Para conhecer a obra e dado que não está disponível nos circuitos comerciais habituais, podem adquirir o livro directamente pela net no endereço que passo a indicar:http://www.lulu.com/content/3113719
O encontro decorreu num ambiente muito agradável e familiar.
Por coincidência, estavam presentes as duas participantes cuja idade fazia a diferença mínima e máxima de todos os participantes.
Catarina Norte com 10 anos e recebeu 2 Menções Honrosas neste concurso.
Maria Teodora, uma senhora de 83 anos de idade... que escreve belos sonetos, com uns olhos brilhantes de sabedoria e muito amor para dar. Com Maria Teodora estavam a Maria Carvalhosa e sua mãe Noémia Carvalhosa. Três gerações..três amantes da Poesia!
Eu tive a sorte de ficar junto a estas Senhoras, o que me fez sentir uma estrela entre Estrelas. Foi um dia muito especial para mim. Um dia inesquecível que transportarei comigo e hei-de passá-lo por palavras e imagens aos meus netos.

23/09/08

Nostalgia

Ao fim da tarde
ouvi o Outono chegar.
Vinha disfarçado de vento quente,
mas arrastava folhas secas
e eu soube
que tinha chegado de mansinho
para não assustar ninguém.
Trazia memórias de praias desertas,
de céus cinzentos,
de marés vivas.
Tenho melancolias mais profundas,
saudades do que não conheço.
E as memórias das vitórias
são feitas de água salgada,
ardem nas feridas,
mas têm sabor.
Outono:
Estação do ano que eu prefiro
Não tem tanto charme como uma Primavera
ou um Verão, mas tem o seu encanto específico.
E assim, nos encontramos no início de
um Outono, neste ano de 2008.
Vou por aí, à procura de paisagens, de carinhos e afectos, de sinais...mas, deixo-vos a letra desta canção que estão a ouvir. Num momento de nostalgia, podem acompanhar a música com a letra.

No me abandones así
hablando sólo de ti.
Ven y devuelveme al fin
la sonrisa que se fue.
Una vez más tocar tu piel
el hondo suspirar.
Recuperemos lo que se ha perdido.

Regresa a mí,
quéreme otra vez,
borra el dolor
que al irte me dio
cuando te separaste de mí.
Dime que sí
Yo no quiero llorar,
regresa a mí.

Extraño el amor que se fue,
extraño la dicha también.
Quiero que vengas a mí
y me vuelvas a querer.
No puedo más si tú no estás,
tienes que llegar.
Mi vida se apaga sin ti a mi lado.

[Chorus]

No me abandonas así,
hablando sólo de ti.
Devuelveme la pasión de tus brazos.

[Chorus]

18/09/08

PRÉMIO DARDOS: DeAbrilemdiante laureado pelo Nothingandall

Chegou o dia de nomeações e agradecimentos!!!
Sei que já devia ter feito isto há muito tempo, mas... o dia chegou.
Recebi este prémio do Amigo Fernando, do blog: http://nothingandall.blogspot.com/
o que agradeço reconhecidamente.
Agora cumpre-me a obrigação de nomear os meus premiados porque «este prémio deve seguir para mais Bloguistas, que se pretende homenagear, pela criatividade, inteligência e cultura...».

Eu dou o prémio a:
http://pitangadoce.blogspot.com/
http://ocheirodailha.blogspot.com/
http://paralemdemim.blogspot.com/
http://pretexto-classico.blogspot.com/
http://queconversa.blogspot.com/
http://vieiracalado-poesia.blogspot.com/
http://romasdapaula.blogspot.com/
http://poetaeusou.blogspot.com/


Desde já agradeço à prima Ângela, do blog http://anossauniao.blogspot.com/ pelo carinho de mais um prémio.
Aquando da recepção deste prémio deve criar uma página que o mostre,e citar o nome da pessoa que o ofereceu, indicando e criando o link para o seu site ou blog.
2 - Procurar um mínimo de 7 blogs ou sites que você ache que brilham pelo tema ou pelo seu desenho.
Citá-los na página com os links e avisá-los de que eles obtiveram o prémio "Brillante Weblog"
Qualquer pessoa doutro site ou blog pode oferecer o prémio a alguém que já o tenha recebido.
AVISO: os nomeados são os acima mencionados e mais um:


A minha sobrinha «pikenatonta» escreveu:
Para mim qualquer blog que salve amiguinhos de quatro patas faz a diferença.
Qualquer blog que me faça rir e ficar bem-disposta faz a diferença.
Qualquer blog que fale de doenças, ambiente ou exclusão social faz a diferença.
Qualquer blog que me dê a conhecer bons filmes, bons livros e boas receitas faz a diferença. Qualquer blog pessoal que me faça conheçer melhor outra pessoa faz a diferença... Fui precisa? Eu sei que não... Mas já pensei e repensei e não consigo mesmo pensar apenas em cinco... Se achas que o teu blog está aqui incluido, parabéns, para mim fazes a diferença! :)
Eu respondi-lhe que, entre estes atributos todos, o meu humilde blog, por vezes dá a conhecer bons filmes e bons livros, daí...ela achou que eu merecia a nomeação e cá estou para lhe agradecer, do fundo do coração.

Agora sou eu que passo estas nomeações a quem achar que as merece, sintam-se à vontade para o fazerem, como se estivessem em vossa casa.

11/09/08

FESTIVAL DOS OCEANOS

Fiz aqui referência ao «Festival dos Oceanos» que decorreu em Lisboa no mês de Agosto, disse que gostaria de assistir a um dos espectáculos «Mergulho para as Águas» e assim fiz.



Levei a companheira predilecta para este género de espectáculos.


Aqui estão os 4 participantes: 3 homens e 1 mulher.


Com o apoio do Continente e da Rádio Comercial, aqui está o autocarro do Festival dos Oceanos.

(imagens minhas)

09/09/08

Música e Cinema em Lisboa durante o mês de Setembro

Música:
Ascensores de Lisboa sobem e descem ao som do jazz durante o mês de Setembro
Quem utilizar os quatro ascensores públicos de Lisboa durante o mês de Setembro poderá "dar de caras" com contrabaixos, trompetes e saxofones, instrumentos convocados para uma série de concertos intitulada "Jazz às onze".
Durante os quatro sábados de Setembro, pode dizer-se que os utentes dos ascensores da Bica, Lavra, Glória e Santa Justa terão "música de elevador", mas neste caso é ao vivo e a cores, partilhando as pequenas cabinas com músicos portugueses. Estes concertos, que acontecerão às 11:00 e às 23:00, fazem parte das Festas de Lisboa, numa parceria entre a Carris e o Hot Clube de Portugal, a celebrar 60 anos de actividade. Não havendo um alinhamento fixo para os concertos, a paleta sonora poderá ir dos clássicos do jazz à improvisação.


O primeiro ascensor a receber o "Jazz Às onze" é o da Glória, que liga os Restauradores a São Pedro de Alcântara, com Gonçalo Leonardo (contrabaixo), Gonçalves Marques (trompete), Nuno Martinho (guitarra) e Tiago Batista (guitarra).
A 13 de Setembro, o sobe-e-desce musical será no elevador de Santa Justa, que vai do Largo do Carmo à Rua do Ouro, onde estará a cantora Mariana Norton, com o contrabaixista André Carvalho, o guitarrista André Santos, o saxofonista Daniel Vieira, o baterista Miguel Moreira e quem mais couber.
O jazz andará pelo Elevador da Bica, do Largo do Calhariz à Rua de São Paulo, no dia 20 de Setembro, com André Santos, Bruno Pernadas (guitarra), Daniel Vieira (saxofone) e Pedro Pinto (contrabaixo).
A fechar o "Jazz às onze", no Ascensor da Lavra (da Rua Câmara Pestana ao Largo da Anunciada) "picam" bilhete os repetentes André Santos e Bruno Pernadas, além de César Cardoso (saxofone) e Zé Maria (saxofone).
Para entrar no "Jazz às onze" paga-se o bilhete normal de uma viagem.

A freguesia da Lapa vai organizar mais um Cine Lapa, a sétima edição do evento, novamente no Jardim da Estrela, em Lisboa.
A entrada é gratuita e a primeira das sete projecções (de filmes que já tenham estreado nas salas de cinema) realizou-se dia 6, pelas 21h30, com o filme "Astérix nos Jogos Olímpicos". Se o tempo ajudar, até dia 12 são várias as propostas para se despedir do Verão com cinema ao ar livre.

04/09/08

"Rentrée" Literária

Dezasseis vencedores do Nobel marcam "rentrée" editorial
Livros de pelo menos 16 escritores galardoados com o Prémio Nobel de Literatura, entre os quais José Saramago, vão ser lançados até ao final do ano em Portugal, o que constitui, se não uma raridade, uma marca de diferença desta "rentrée" editorial.
Alguns dos títulos, de autores vivos ou já falecidos, são editados pela primeira vez em Portugal. Quanto às reedições, aparecem na sua maioria com novas traduções. Das editoras contactadas pela agência Lusa, a Dom Quixote é a que maior número de autores com Nobel da Literatura dá à estampa: seis, no total, sendo dois em reedição com nova tradução e quatro novidades.
As duas reedições são "Os ratoneiros", de William Faulkner, Nobel em 1949, com tradução de Ana Maria Chaves (de Manuel Barbosa, na primeira edição), e "O deus das moscas", de William Golding, Nobel em 1983, traduzido por Manuel Marques (por Luís de Sousa Rebelo na primeira). Estes dois romances foram transpostos para o cinema - "O deus das moscas" em 1963, com realização de Peter Brook, e "Os ratoneiros" em 1969, pela mão de Mark Rydell.

"As avós e outras histórias" é o título do novo livro de Doris Lessing que a Editorial Presença vai fazer chegar às livrarias já a partir de amanhã.
Constituído por quatro contos que a crítica classificou como "obras de arte", este é o terceiro livro da autora publicado em Portugal pela Presença, depois de "O sonho mais doce" e "A fenda".
"As avós", "Victoria e os Staveney", "O motivo" e "O filho do amor" são as novas histórias que chegam aos leitores portugueses.
Aos 88 anos, a escritora britânica Doris Lessing já escreveu mais de meia centena de livros e ganhou inúmeros prémios, dos quais se destaca o Prémio Nobel da Literatura em 2007, tendo sido a autora mais idosa a conquistar o galardão. Os temas abordados pela escritora são diversificados e vão da autobiografia à ficção científica, passando pelo romance.
Nascida em Kermanshah, no Curdistão Iraniano, Lessing viveu em vários países, tais como Zimbabwe e África do Sul, mas foi em Londres que se fixou e aí publicou "The grass is singing" (1951).



De Gunter Grass, Thomas Mann, J.M. Coetzee e V.S. Naipaul, vencedores do Nobel em 1999, 1929, 2003 e 2001, respectivamente, a Dom Quixote traz dois textos de ensaio - "Escrever depois de Auschwitz" (Grass) e "Viagem marítima com Dom Quixote" (Mann) - e duas ficções, "Diário de um ano mau" (Coetzee) e "Sementes mágicas" (Naipaul).
À excepção dos livros de Coetzee e de Naipaul, com saída prevista em 23 de Outubro o primeiro e em 27 de Novembro o segundo, os restantes quatro estarão todos disponíveis a 25 de Setembro.