10/04/09

PÁSCOA FELIZ

Sabia que o Domingo de Páscoa é determinado em função do equinócio da Primavera? Determina-se a primeira noite de lua cheia depois do equinócio, e o domingo que se seguir ao dia dessa lua cheia é o Domingo de Páscoa.
Tal faz com que o Domingo de Páscoa nunca possa ocorrer antes de 22 de Março nem depois de 25 de Abril.

“És pó, e pó te hás de tornar.”(Gen 3,19)
Na Quaresma, somos convidados a reconhecer esta verdade profunda que encontramos logo nas primeiras páginas da Sagrada Escritura. É um tempo de arrependimento e de conversão apropriado para aqueles que, reconhecendo-se longe do Senhor, desejam – como o Filho pródigo - regressar à Casa paterna, na qual há “pão com fartura”.(Lc 15,17)
Os seguidores de Cristo, entram em recolhimento, evitam festas, aprofundam a vida de oração, fazem penitência que os ajude a vencer o mal. Porém, o centro da espiritualidade quaresmal está na prática da caridade
O número 40, na Bíblia significa provação.
Quarenta dias foram os do dilúvio;
40 anos foram os da caminhada do povo no deserto, após os 400 anos de escravidão no Egipto;
40 dias Moisés, e depois também Elias, estiveram na montanha;
40 dias durou a penitência de Jesus no deserto, antes de iniciar sua vida pública. Estes períodos estão sempre relacionados à expectativa e à esperança de algo bom que vai acontecer.
Não me posso esquecer que a minha querida Tânia, também atravessou o seu período de Quaresma, esteve 40 dias em coma profundo e fez com que todos nós que a amamos, tivessemos 40 dias de muito sofrimento, 40 dias de provação. Só que para nós, a expectativa e a esperança de que algo bom fosse acontecer, não aconteceu e tudo terminou com a partida da Tânia para junto de Deus.
Diante de tudo isso, resta-nos reconhecer que somos pó e ao pó retornaremos. Contudo, não esqueçamos que importante é estar nas mãos de Deus, pois o pó nas mãos do Senhor é barro, o qual se torna obra de arte quando modelado pela vontade do Divino Oleiro. Quiçá um dia nos tornemos preciosos vasos, prontos a guardar os tesouros do Senhor.
A TODOS AGRADEÇO O CARINHO DAS VOSSAS PALAVRAS
E
DESEJO-VOS
UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA.

17 comentários:

Filoxera disse...

Que tenhas uma Páscoa marcada pelo carinho dos que te são queridos.
Recebeste o meu email?
Beijos.

OUTONO disse...

Hoje aprendi...mais uma bonita lição!

Graças a ti, claro!

Beijinho e boa Páscoa.

Viajante disse...

Excelente post.

Boa Páscoa!!

Duarte disse...

As tuas palavras estão carregadas de uma sensibilidade muito à flor da pele, que nos convidam a essa reflexão obrigada, pelo época do ano e pelo que a ti te marcou tanto; algo obvio, mas só assim posso fazer chegar esse consolo, na dor, que necessitas.

Na distância fizeste-me reagir com os teus argumentos, já que aquilo que te tocou viver é o que me pode esperar a mim hoje ou amanhã, é a realidade da vida.

Recebe todo mi afecto num forte abraço

Nuno de Sousa disse...

Tem uma Páscoa feliz amiga... dentro do possível o melhor que se possa ter... obrigado teu tlf foi bom te ouvir.
Bjs grandes
Nuno

AnaMar (pseudónimo) disse...

Páscoa Feliz! Muito!

Peter Pan disse...

Linda Amiga:
Um texto fantástico. Fabuloso. Lindo.
Só as estrelas poderão "comungar" consigo a bela escritora que é neste momento admirável, notável e mágico de amizade e reflexão em tempo de comemoração Pascal.
É preciosa de mais, sabia...? Adorei!
Linda...!
Beijinhos

P.P./Pena

Desejo-lhe uma Feliz Páscoa junto dos seus.
Bem-Haja pela grandiosidade de Ser Humano que é.

tulipa disse...

Um reparo: a Tânia esteve 53 dias em coma, no entanto, o que quis dizer foi que esteve 40 dias numa penitência muito dolorosa.

Zé Povinho disse...

Espero que a Páscoa tenha decorrido em paz. Nós somos um grão de pó na imensidade do cosmos em que nos movimentamos, nada mais do que isso, exceptuando os sentimentos que podem ser grandes e generosos.
Abraço do Zé

peciscas disse...

A Páscoa já passou, muito embora, quando era menino, e vivia no Alentejo, a segunda-feira de Páscoa era um dia maior do que o Domingo, pois nesse dia toda a gente ia para o campo fazer piqueniques.
Mas, ainda assim, por aqui passo para agradecer os teus votos e desejar-te uma boa semana.

gaivota disse...

deixo apenas o meu carinho e votos de uma boa semana
beijinhos

Papoila disse...

Querida Tulipa:
Que texto bonito que me fez reflectir. Não tenho religião mas interesso-me pelos que nela se confortam e este texto ensinou-me muito
Grande Beijo

José Lopes disse...

Uma passagem para cumprimentar, levar uma amêndoa, ler um pouco sobre a Páscoa e deixar aqui os desejos de uma boa semana.
Cumps

Ana disse...

Uma reflexão com a sensibilidade que te conheço.
Deixo-te um abraço com carinho.

Elvira Carvalho disse...

Em certas alturas, palavra nenhuma serve de consolo.
Deixo um abraço apertadinho

Filoxera disse...

Um beijinho abraçado.

Maré Viva disse...

Oi tulipa, passei para te deixar um abraço e desejar que te sintas nas mãos de Deus.
Beijinhos.