30/09/10

IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA NA MOITA

Historial
O lugar de MOUTA, situado na margem esquerda do lendário rio Tejo, foi em tempos remotos um dos muitos lugares que pertenceu ao antigo concelho de Ribatejo, compreendido entre a região do rio de Coina, e a Ribeira das Enguias, a Oriente. Não se sabe quem fundou o Lugar de MOUTA, o que se sabe é que o Lugar já existia logo após a nacionalidade portuguesa. A etimologia do Lugar deriva da palavra MOUTA que segundo a sua semântica significa uma zona encovada, com altos e baixos, cheia de matagal, de árvores de várias espécies e formada por vegetação rasteira; tal facto, estará na origem da designação do Lugar de MOUTA, nome que mudou mais tarde para MOITA DO RIBATEJO e por o Concelho de Ribatejo se ter extinguido já há muito (Séc. XV), o nome caiu em desuso, ficando somente o topónimo de MOITA, nome que ainda hoje se mantêm. O documento mais antigo e actualmente conhecido, que alude ao Lugar de MOUTA, encontra-se referido nos Benefícios e Ofícios da Vila de Alhos Vedros da Apresentação da Ordem, dado na Era de 1274, por doação de D. Sancho II e confirmado por D. Afonso III, Conde de Bolonha, em 1293, (1) consta dos registos do Livro do Tombo de Aldeia Galega, Alcochete e Alhos Vedros, salvaguardados no Arquivo Nacional Torre do Tombo, Ordem de Santiago, Convento de Palmela.
O LUGAR DE MOUTA, cresceu e desenvolveu-se com a capacidade técnica dos pescadores (faina da pesca), dos marítimos (no transporte de pessoas e bens) e dos salineiros (com a marnotagem); deste modo desenvolveram-se as primeiras populações que se fixaram neste local. Porém nos períodos que não coincidiam com o amanho das salinas, da lavoura e da pesca, as populações desempenhavam um papel importante, desbravando as moitas de arbustos e transformando-as em combustível: o carvão. As primeiras casas, rústicas choupanas colmadas, ergueram-se onde outrora só existiam moitas de arbustos, que depois se foram transformando em habitações regulares.
Na muralha junto ao tabuleiro do Cais da Moita, está uma lápide, consideramos de um grande valor histórico que representa para a vila da Moita:
EM UTILIDADE PÚBLICA POR ARBÍTRIO DO SENADO DESTA VILA DA MOUTA À CUSTA DOS DONOS DOS BARCOS E NAVEGANTES DELES TEM PRÍNCIPIO EM 4 DE AGOSTO DE 1722 E FINDO EM 5 DE FEVEREIRO DE 1723. Aqui se efectuaram, desde tempos imemoriais, os embarques para Lisboa de mercadorias e viajantes, de tal forma que a frota fluvial chegou a ser considerável; e em terra eram os carros e as carretas que transportavam os imensos produtos para o cais da Moita, com destino a Lisboa e a outras localidades.
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem em 28 de Setembro de 1826 e as Tradicionais corridas de Toiros, tiveram o seu início em 8 de Setembro de 1734. Inigualáveis festejos de tradições arreigadas no espírito dos portugueses as quais estão classificadas pelos forasteiros como a RAINHA DAS FESTAS PORTUGUESAS.
A Implantação da República na Vila da Moita:
A BANDEIRA REPÚBLICANA FOI HASTEADA NO EDIFÍCIO MUNICIPAL DO CONCELHO DA MOITA, NO DIA 4 DE OUTUBRO DE 1910, PELAS QUATRO E MEIA DA MANHÃ NO MEIO DO MAIOR REGOZIJO DO POVO.
Como Referência à primeira Junta da Paróquia, funcionou até à extinção da monarquia. Depois com a implantação da República, ainda se manteve até 1916, nas instalações da Fábrica da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

No dia 4 de Outubro, a partir das 21:30h, a Praça da República, na Moita, vai ser palco para uma reconstituição histórica do dia 4 de Outubro de 1910, na Moita.
Esta iniciativa integrada no âmbito das Comemorações do Centenário da Revolução Republicana no concelho, que evoca um facto importante, por vezes desconhecido, da história local, uma vez que o hastear da bandeira republicana no edifício municipal, na Moita, decorreu em antecipação à proclamação da República na capital, a 5 de Outubro de 1910.
Esta reconstituição histórica, organizada pela Câmara Municipal da Moita, conta com a parceria dos Ranchos Folclóricos do concelho, da Escola Técnica Profissional da Moita, da Associação de Romeiros da Tradição Moitense e da Banda Musical do Rosário.
De salientar que, devido à realização da reconstituição histórica, o trânsito estará encerrado e o estacionamento interdito, no dia 4 de Outubro, a partir das 21:00h, na Rua Miguel Bombarda e na Praça da República, na Moita.

25/09/10

RIA FORMOSA - 7 MARAVILHAS NATURAIS

Um passeio por uma das recém-eleitas Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
Há bem pouco tempo fiz alguns posts sobre a "Serra da Arrábida" e a praia "Portinho da Arrábida", que também estiveram entre as finalistas à eleição das "Sete Maravilhas Naturais de Portugal".
Lógico que votei nos lugares que já conhecia, mas há sempre aqueles que ainda estão por conhecer, neste caso: Parque Natural da "RIA FORMOSA".
Divididos por sete categorias, todos eles são locais de beleza rara e de características únicas, que a natureza ofereceu ao ser humano, com a esperança de que este se comprometa a respeitar.


Ria Formosa venceu na categoria "Zonas marinhas" - Algarve
A fragilidade da natureza sente-se de forma premente na Ria Formosa que, ano após ano, transforma os seus contornos à mercê das marés e dos caprichos do homem.
A Ria é um território ecológico, desde 1987 protegido pelo estatuto de Parque Natural, que se estende por 60 quilómetros, da praia do Ancão à Manta Rota, ao longo da costa do Sotavento algarvio, ocupando uma superfície de cerca de 20000 hectares.
É um sistema lagunar complexo, enquadrado por duas penínsulas (Faro e Cacela) e cinco ilhas-barreira (Barreta, Farol, Armona, Tavira e Cabanas), que servem de protecção a um labirinto de sapais, canais e ilhotes e que são fundamentais para a defesa natural das zonas ribeirinhas da Ria Formosa.
Este é um ecossistema generoso. Para os que o querem apreciar e conhecer-lhe os segredos de todas as espécies que lá habitam - como o caimão-comum, uma espécie rara que em Portugal existe exclusivamente nesta região -, mas também para os que lá vivem e da Ria retiram o seu proveito, através da apanha de peixes, moluscos e crustáceos, e da exploração do sal.
A zona está ameaçada pela constante subida das águas do mar, o assoreamento da Ria, a construção desordenada e os picos sazonais do turismo.
É, das recém-eleitas Sete Maravilhas Naturais de Portugal, a que mais urgentemente precisa de cuidados.
Esta imagem foi captada durante o passeio de barco até à Ilha de Tavira, já no parque natural da RIA FORMOSA - belos os Flamingos cor-de-rosa!

Esta imagem captei-a no cimo de "Cacela Velha" - local maravilhoso que descobri num sotavento que andei a palmilhar entre Tavira e Vila Real de Santo António. ADOREI.

19/09/10

FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU...em 2008

Foi assim que tudo começou, em 2008, com a minha participação no 3º RAID FOTOGRÁFICO da Moita. Depois disso fiz a minha 1ª exposição individual de fotografia precisamente no Posto de Turismo da Moita, em que o tema era a Índia...e, nunca mais parei.
Este ano o desafio voltou a aparecer, desta forma:
Tem uma máquina fotográfica digital e jeito para tirar fotografias diferentes? Não perca tempo e inscreva-se no 5º Raid Fotográfico da Moita que a Câmara Municipal da Moita vai promover no dia 18 de Setembro, entre as 10:00h e as 24:00h, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.
E...assim fiz - INSCREVI-ME e ontem andei entusiasmada a captar imagens, algumas delas mostro aqui em 1ª mão.
O objectivo era simples: mostrar o concelho na sua vertente turística. Os diferentes temas a fotografar foram divulgados no momento da credenciação, às 9:45h do dia 18 de Setembro, ONTEM, no Posto de Turismo Municipal.
A participação é sempre gratuita e aberta a todos os interessados, excepto fotógrafos profissionais.
Aproximava-se a hora de almoço e deparei-me com estas imagens, muito movimento para dentro de um barco, em que o panelão esperava pelos ingredientes para uma deliciosa "Caldeirada". Eles já estavam juntos à panela e, ali fiquei a apreciar o que iria acontecer. Então, a cozinheira começa a picar as cebolas para dentro do panelão, e...por aí em diante. Uma aula de culinária, ao vivo e a cores, dentro de um barco, no rio Tejo.

O dia amanheceu cinzento, escuro e as nuvens carregadas anunciavam chuva...a cor do céu não ajudou nas fotos que fiz da parte da manhã. De tarde tudo mudou, o céu foi ficando mais claro e o sol brilhou.
O ano passado não participei no 4º Raid Fotográfico da Moita, que foi dia 19 de Setembro, precisamente há 1 ano, porque nesse mesmo dia foi a inauguração de outra exposição minha, em S. Mamede de Infesta.
Houve 765 trabalhos apresentados na 4ª edição do Raid Fotográfico da Moita e contou com 51 participantes que percorreram o concelho da Moita tentando captar as melhores imagens do município da Moita.
Fresquinha...
uma das fotos que captei ontem durante o raid.

13/09/10

AGRADECIMENTO À "ZAMBEZIANA" GRAÇA

Estou em dívida com a Amiga Graça do blog "ZAMBEZIANA" de quem recebi este selo, com um desafio. Dizer "O que mais te fascina numa pessoa?"
Começo por lhe agradecer o selo, e dizer que, embora o blog ao qual a Graça o atribuiu é o outro blog "Momentos Perfeitos", no entanto, há algum tempo que decidi que aquele blog seria apenas e só para reportagens fotográficas das minhas viagens pelo mundo e passeios cá dentro de Portugal.
Expliquei à Amiga Graça que iria agradecer neste blog, o selinho que me deu com tanto carinho, e aqui estou a fazê-lo.
O que mais me fascina numa pessoa?
Bem…por vezes uma só qualidade deixa-me fascinada, outras vezes será a junção de vários factores, depende.
Uma personalidade interessante e ser afectuosa.
Outras vezes, o carácter e a transparência nos seus actos.
Quando sinto que uma pessoa é genuína também fico fascinada, embora nos dias de hoje haja poucas pessoas com esta característica.


Mais uma vez questionei os arcanos e saiu-me a carta: 4 de Ouros que diz:
SEPARANDO O JOIO DO TRIGO: O 4 de Ouros como arcano de aconselhamento emerge do Tarot neste momento para você, Ester, apontando este como sendo um momento que demanda maior senso do que realmente tem valor em sua vida. Sua atenção será chamada para as coisas que realmente importam, a fim de que você saiba separar o que é mera distração do que tem significado pessoal de importância. Ao mesmo tempo, você precisará trabalhar um pouco mais o seu desapego, a fim de não se deixar limitar por apenas um aspecto ou pessoa da sua existência. Tome cuidado com a inveja alheia, não por medo de “energias” negativas, mas para evitar atitudes de sabotagem por parte dos outros. Conselho: Aprenda a proteger-se devidamente.


05/09/10

NOTHINGANDALL - PARABÉNS


PEDAÇOS DE MIM
Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos
Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão
Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci
Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante
Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas
Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,
para não enfrentar
sorri para não chorar
Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei
Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.
(
Martha Medeiros)
Hoje faço uma homenagem merecida ao meu Amigo Fernando do blog "Nothingandall" por tudo o que ele é, virtualmente já nos cruzamos há uns 5 anos pela blogosfera, mas...faz este mês 1 ano que o conheci pessoalmente e quero agradecer o Amigo que ele tem sido na minha vida.
Além de todo o seu trabalho no fascinante blog que tem e que comemora 6 anos de muita dedicação. Muitos Parabéns Fernando!!!
A ti, que gostas de poesia ofereço-te "Pedaços de mim".
As palavras escritas por "Martha Medeiros" que aprecio imenso a sua escrita, tocam-me profundamente pois parecem saídas da minha boca e da minha alma.
Aproveito para publicamente agradecer ao Amigo Fernando, a sua querida presença no dia da abertura da minha exposição em S. Mamede de Infesta em Setembro de 2009. Como podem ver pela foto, o Fernando foi o primeiro a deixar umas palavras tão especiais no livro de visitas da exposição.
O quadro que está por cima da mesa na foto, é sempre o mais apreciado e desejado por todos quantos visitam a exposição e, este deixei-o lá, no "Flor de Infesta" ofereci-o à colectividade, pelas mãos do seu Director Sr. Augusto Silva, um encantador Senhor que tive o prazer de conhecer.