31/12/10

ABRIL - MAIO E JUNHO 2010




ABRIL:
1 - Chegou a Primavera e apetece sair da toca e ver coisas lindas; há algum tempo que programava uma ida ao Centro Cultural de Belém e, desta vez conjuguei a vontade de ir com uma companhia muito agradável e assim se concretizou uma visita inesquecível.Uma amiga da blogosfera que começou por ser apenas virtual e depois passou a bem real na minha vida. Abençoada hora que decidimos nos conhecer melhor e aceitar sermos amigas e partilharmos momentos especiais.
O programa também era bastante apelativo, não se pode perder uma exposição desta envergadura da fabulosa obra de Joana Vasconcelos, bem como outras exposições que pertencem ao "Museu Berardo" e que são completamente gratuitas - digna de louvar esta atitude de alguém que quer fazer mais pela Cultura deste país.
Joana Vasconcelos - Sem Rede [ 1 Março 18 Maio ]
2 - Nem tudo pode ser bom e este mês vi...voar um sonho, que não se tornou realidade: a minha viagem à IRLANDA - DUBLIN, fiquei em terra. A erupção de um vulcão a 14 de Abril no Sul da Islândia provocou um caos sem precedentes em diversos aeroportos europeus, que estiveram encerrados durante vários dias.
3 - Dia 19 foi o dia do meu aniversário!

MAIO:
1 - Outro passeio com uma amiga levou-me até SINTRA e fui descobrir o MUSEU DO BONSAI - Um pequeno jardim encantador, cheio de várias espécies de Bonsais, de vários tamanhos e preços (variam entre os 29,50€ e os 34.000€ - preços que vi).
Adorei todo o ambiente zen, a música de fundo, o som da água numa fonte que faz parte do jardim japonês que existe dentro da loja, algo de grande beleza natural.
2 - Outro passeio levou-me no fim de Maio até à Quinta dos Loridos, no Bombarral. Esta quinta foi transformada num jardim oriental fora do Oriente, onde foram colocadas trezentas estátuas de arte budista pelo coleccionador Joe Berardo.
Desde que fui ao CCB e vi, o que este Homem colocou ao alcance de todos, sem pagar seja o que for, acreditei que não se pagaria para visitar este enorme Jardim e estava certa, apenas quem quiser fazer a visita de combóio turístico tem que pagar 3 euros, foi o que fiz.
O Jardim da Paz encontra-se situado nos terrenos luxuriosos da Quinta dos Loridos, localizada no Bombarral, apenas a alguns quilometros a sul de Óbidos. Este espaço verde com o seu lago central é um local de paz e tranquilidade, dá para relaxar na relva circundante ao lago. (imagem minha acima-uma das estátuas)

JUNHO:
1 - Tudo começou assim:Uma amiga avisou-me da abertura do concurso - JORNAL “O CORREIO DA LINHA” - IV CONCURSO DE FOTOGRAFIA “AMBIENTE DÁ VIDA” - XXI ANIVERSÁRIO
A 12 de Junho foi o culminar da minha participação, com a presença na Sessão Solene na companhia da minha Amiga Dina, a ela agradeço-lhe do fundo do coração o ter estado presente num momento muito importante para mim. Foi criado um livro sobre o referido concurso e lá está a foto que o júri escolheu, entre as 3 fotos com que participei.
2 - Concretizei outro sonho que tinha, visitar a Suíça e sua capital Zurique - uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, um sadio centro financeiro com vista para um lago romântico, no país dos relógios, do chocolate, do queijo e da Heidi. A 21/Junho/2010, Dia do Solstício de Verão, eu estava em LUCERNA. (foto minha com os típicos relógios de cuco na Suíça)
3 - Como não podia deixar de ser, continuo a ir ao cinema ver bons filmes. Foi o que aconteceu em finais de Junho: O filme retrata a história verídica da super-modelo Waris Dirie (Liya Kebede). Nascida na Somália em 1965, no seio de uma tribo de pastores nómadas foi, aos 13 anos de idade, vendida pela família para casar com um homem de 60. Nessa mesma altura foge e, percorrendo sozinha o deserto somali durante vários dias, chega a Mogadíscio onde uns parentes a acolhem e a enviam para Londres. Já em Inglaterra, foi empregada de mesa até ao dia em que foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson (Timothy Spall).No auge de sua carreira como modelo, em 1997, Waris Dirie chocou o mundo revelando que quando tinha apenas três anos de idade ela mesma foi circuncidada de forma brutal e que ainda sofria com as consequências dessa mutilação. A modelo escreveu livros contando sua experiencia e tornou-se uma das principais defensoras da luta pela erradicação dessa prática.

28/12/10

RETROSPECTIVA MARÇO 2010




Em MARÇO comemora-se o DIA MUNDIAL DA POESIA - 21 DE MARÇO

Aconteceu que, nas promessas para inovações nos meus blogues, em 2010 ia criar um tema: UM POEMA / UMA FOTO / POR SEMANA - tinha a finalidade de associar uma das minhas centenas de fotos a algum poema que eu achasse apropriado, e por semana faria um post. Confesso que não segui à risca esta minha promessa. Hoje trago-vos um poema de Cora Coralina associado a uma foto minha. Espero que gostem.

Das Pedras

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.

Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.

Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

Cora Coralina

Também em MARÇO aconteceu o projecto "LIMPAR PORTUGAL". Fui convidada a participar fotografando um grupo de voluntários do Montijo. Na 1ª imagem é isso que se vê: a colaboração de todos na limpeza de alguns espaços.
No grupo que acompanhei havia cidadãos de várias faixas etárias e de diferentes raças, armados de luvas, ancinhos, pás, boa vontade e sacos cheios de lixo para contribuir dando uma parte do seu dia de descanso, tal como eu também fiz, (e se gosto de dormir mais umas horinhas ao sábado…) mas, tem que começar por alguém e dando o exemplo aos que… nada fazem pelo futuro do ambiente…
Quem diz: “O civismo e as autoridades que cuidem do futuro” são pessoas que, sinto-lhes na voz uma pitada de culpa, pois gostam de também vazar lixo onde não devem…são pobres de espírito.
"As pessoas acham que, se pagam impostos, alguém há-de limpar, mas o civismo não vai lá com impostos"…
Tenho nos meus princípios a bela experiência de ter sido escuteira e, embora a saúde já não me ajude como nos tempos da minha mocidade, contribui de outra forma, mas estive “no terreno”.
Luís Filipe Borges, humorista; O programa 5 para a Meia-noite, onde Luís Filipe Borges participa, também aderiu. Ele diz que vai andar a recolher o lixo na zona de Lisboa. "Nem que seja um bocadinho, vou contribuir", assegura. "Uma das melhores coisas da nossa geração é uma consciência ambiental mais forte", diz, defendendo que "algo tem que ser feito" pelo ambiente e os mais jovens sabem isso. (notícia do Público)
Tão bonitinho...tanta gente a limpar o lixo que meia dúzia faz!
Depois vêm com lições de moral para mim quando digo que viajo para fora do país, dizem-me sempre: primeiro deves conhecer o “nosso Portugal”, depois vai para fora…Pois é!!! Essas são as pessoas que gostam de viver como a avestruz, de cabeça escondida para não enfrentar o resto.
Mas o Mundo, lá fora de Portugal, tem-me mostrado como outros povos sabem respeitar o próximo, sabem viver em sociedade, sabem conservar os lugares onde vivem e seus arredores. Tenho aprendido bastante lá fora com os exemplos dos meus amigos, na Finlândia, p.e.
Fico triste só de pensar que corro o risco de pertencer a um povo que não consegue aprender o mais básico...Ser limpo e arrumado!
Como pode um país crescer com esta mentalidade...estar sempre à espera que alguém nos diga o que fazer. Foi de louvar a atitude desta campanha!

Também em Março, fez 1 ano que a minha sobrinha partiu - momento muito triste!

27/12/10

RETROSPECTIVA - FEVEREIRO 2010





Os balanços são quase sempre difíceis de fazer! :-))
No entanto, há meses melhores que outros. Neste momento vou-me lembrando dos acontecimentos positivos; logo no início de Fevereiro fui passar o fim de semana a PENICHE, em família, com os meus netos e foi óptimo.
Além de várias fotos que fiz, sobre o meu “namoro com o mar”, hoje apresento uma foto do farol do CABO CARVOEIRO, em PENICHE.
Tenho uma paixão por faróis.

O FAROL DO CABO CARVOEIRO faz parte do grupo de seis faróis mandados edificar pelo Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758 que criou o Serviço de Faróis em Portugal.
Entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa.
Noutra foto podem ver a NAU DOS CORVOS, Cabo Carvoeiro, Peniche.
Peniche fica cerca de 80 km a norte de Lisboa. No passado, foi uma ilha, mas a acção conjunta de ventos e marés acabou por a ligar ao resto do continente. Hoje, como aconteceu ao longo da sua história, Peniche continua a conviver com o mar.

O outro tema que recordo de FEVEREIRO/2010 é um tema ligado à FOTOGRAFIA.
Quem me conhece e acompanha há algum tempo, sabe que não viro as costas a "desafios" e a momentos de aventura, por isso, decidi participar em mais um "Momento Perfeito" na minha vida, ligado à fotografia.
O Turismo de Portugal promoveu um passatempo em que pretendia premiar as 13 melhores fotografias do país, uma por cada destino Regional – Norte, Douro Centro, Serra da Estrela, Lisboa e Vale do Tejo, Leiria-Fátima, Oeste, Alentejo, Alqueva, Litoral Alentejano, Algarve e Açores e Madeira.
Para concorrer bastava publicar a foto no Flickr (www.flickr.com) e referenciá-la com btl_portugal2010, eu participei com 30 fotos.

26/12/10

RETROSPECTIVA - BALANÇO DE 2010




BALANÇO DE 2010
Com o ano a chegar ao fim, a hora é de fazer o balanço.
Se quiser partilhe comigo o que foi melhor e pior em 2010, os acontecimentos também mais significativos do ano. PARTICIPE!
O que lhe peço é simples.
No seu comentário diga que "MOMENTOS" tem para recordar de 2010, que acontecimentos foram mais marcantes na sua vida.
O ano é longo, daí que vou fazer em vários posts.
Em Janeiro de 2010 tive a 5ª EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DAS MINHAS FOTOGRAFIAS DA ÍNDIA. Andei entusiasmada na sua preparação.
A inauguração da exposição no dia 19/Janeiro/2010 foi um verdadeiro sucesso.
Podem ver outra opinião neste blog, em Janeiro/2010:
http://omeusofaamarelo.blogspot.com/
É um grande Amigo dos blogues que foi lá fotografar...além de marcar presença num momento tão especial da minha vida. Também a Ana do blog "Encosta do Mar" esteve presente. Aos dois ficar-lhes-ei grata por toda a vida.
Encerrou no sábado - dia 30 de Janeiro.
Finalmente consegui fazer aquilo que já idealizava há algum tempo, que era criar um ambiente completamente zen, estilo indiano.
Além dos quadros com as fotos, havia os cheiros - incenso a queimar; os sabores - chamuças para petiscar; os sons - música indiana de fundo; a possibilidade de poder ver um trabalho em power-point com 180 imagens do quotidiano na Índia. Tudo isto foi uma autêntica inovação, incluindo 3 saris de 5 metros de comprimento caindo do alto a decorar o espaço.
Enfim...estava um ambiente espectacular. Recebi muitos elogios.

19/12/10

FILME: IMPARÁVEL





Outra 6ª feira e mais uma sessão de cinema.
Há algum tempo que tinha na ideia ver este filme, só que a crítica era demasiado negativa e fez-me pensar duas vezes. No entanto o bichinho estava cá dentro, pois filme com Denzel Washington raramente perco.
A crítica dizia: …”Tudo na premissa grita filme de acção descartável empolado até à quinta casa em termos de orçamento e efeitos perfeito para desperdiçar uma tarde de fim-de-semana, "thriller" funcional à medida de vedeta em velocidade de cruzeiro”...
Mesmo assim decidi ir e gostei, um filme cheio de acção e com o excelente desempenho de Denzel Washington, como já estou habituada.
Também gosto imenso de ver filmes baseados em factos verídicos, e este é.
Denzel já referiu várias vezes que não entra em qualquer filme, é ele que escolhe em quais quer ser protagonista ou não, e é por isso que tem tanto sucesso.
Denzel sempre foi assim: Exigente! Adjectivo este ao qual dou muito valor!

Frank (Denzel Washington) é um engenheiro veterano de uma companhia ferroviária que, depois de 28 anos em serviço, está a pouco tempo de ser dispensado.
Will (Chris Pine) é um maquinista recém-contratado, pouco motivado com o trabalho mas com noção do seu dever. Dois homens que, apesar de estarem em momentos opostos das suas vidas, terão os seus destinos cruzados quando um comboio de carga cheio de combustível e gás venenoso se dirige, desgovernado, a uma cidade de 100 mil habitantes, vaporizando tudo pelo caminho. Os dois terão assim de pôr de lado as suas diferenças e, em contra-relógio, arriscar tudo para evitar a catástrofe.
Com realização de Tony Scott ("Homem em Fúria", "Assalto ao Metro 1 2 3") e argumento de Mark Bomback, é baseado em factos verídicos ocorridos em 2001, no Ohio, EUA.
“Unstoppable” é o novo thriller de Denzel Washington. O filme conta ainda com Chris Pine (Star Trek) e Rosario Dawson nos principais papéis.
«IMPARÁVEL» é o quinto filme que Denzel Washington protagoniza às ordens do realizador britânico Tony Scott, seguindo-se a «Maré Vermelha», «Homem em Fúria», «Déjà Vu» e «Assalto ao Metro 123». A ele juntam-se no elenco Chris Pine, Rosario Dawson e Kevin Dunn.

13/12/10

OVELHAS DE PRESÉPIO - CONCURSO DE NATAL




Ao visitar o meu amigo Carlos, do blog "Crónicas do Rochedo" apercebi-me desta notícia:
Este concurso, que há cinco anos consecutivos anima a blogosfera em época natalícia, é uma excelente e divertida iniciativa do sr. Luís. Até dia 15 ainda podem participar. Dêem asas à vossa criatividade e enviem as vossas propostas.

Como o próprio nome indica "Ovelhas de Presépio" no plural, aqui deixo a minha singela participação. Estas ovelhas até parece que fizeram pose para a foto, todas a olharem em direcção à objectiva.
E, como tem feito muito frio, o "Menino Jesus" nas palhinhas deitado, até vai agradecer, se em vez de uma forem várias as ovelhas a dar-lhe o calorzinho que tão bem sabe.
Este concurso é organizado pelo blog "A Barbearia do Senhor Luís".
Segue o REGULAMENTO:
Regulamento
Até ao próximo dia 15 de Dezembro está a decorrer o concurso de Natal de a Barbearia do senhor Luís.
Este ano o tema é Ovelhas de Presépio e as regras (que poderão vir a ser alteradas sem aviso prévio) são as seguintes:
1. Poderão concorrer todas as Ovelhas de Presépio desde que sejam publicadas em qualquer Blog e comunicada a sua publicação para o endereço electrónico oficial da Barbearia, ou deixada indicação numa das caixas de comentários;
2. Poderão igualmente concorrer as Ovelhas de Presépio de comentadores sem Blog desde que os concorrentes sejam identificáveis pelo magnífico júri (por exemplo no Facebook). Neste caso, as imagens das Ovelhas de Presépio concorrentes deverão ser enviadas para o júri através do endereço electrónico oficial da Barbearia;
3. O júri é composto pelo staff deste estabelecimento. Entre outras prepotências exclusivas, compete-lhe admitir concorrentes e respectivas Ovelhas de Presépio, pontuá-las e divulgá-las;
4. Das decisões do júri não existe qualquer recurso;
5. As imagens deverão ser livres de ónus e isentas de direitos;
6. A entrada em concurso pressupõe autorização para reprodução das imagens no Blog a Barbearia do senhor Luís e na rede social Facebook que abrirá um álbum para o efeito, com as dimensões julgadas pertinentes pelo júri;
7. Cada concorrente só poderá ir a concurso com uma Ovelha de Presépio
BOA SORTE A TODOS OS PARTICIPANTES.

11/12/10

MANOEL DE OLIVEIRA - ANIVERSÁRIO



MUITOS PARABÉNS MANOEL DE OLIVEIRA.
Fui buscar esta imagem à net.
Gosto particularmente dela porque é a preto e branco e porque nos mostra um Manoel de Oliveira pensativo.
Este sábado, dia 11 de Dezembro de 2010, o realizador português, ainda no ativo, Manoel de Oliveira completa 102 anos de idade.
O realizador, que apresentou esta semana em Serralves a sua mais recente curta-metragem "Painéis de São Vicente de Fora, visão poética", vai passar o aniversário na companhia da família, no Porto, a descansar.
Manoel de Oliveira passará um dia "recatado", com um jantar em família e com filhos, netos e bisnetos a celebrarem a longevidade do mais velho realizador do mundo ainda a trabalhar.
No domingo, Manoel de Oliveira já irá estar em Santa Maria da Feira a convite do Festival de Cinema Luso-Brasileiro, que o homenageia, para apresentar o mais recente filme que rodou, "O estranho caso de Angélica".
Sobre este último filme foi escrito no jornal norte-americano New York Times que é "um presente de um realizador que, aos 101 anos,é quase tão antigo como o próprio cinema".
Sempre com o espírito aberto, Manoel de Oliveira disse ainda esta semana aos jornalistas que espera ainda irá realizar muitos filmes e projetos antes de "passar desta para a outra". "Tenho vários projetos que têm de ser feitos. Uma ideia que gostava de filmar é o quadro "A ronda da noite" que é [também] o último livro de Agustina Bessa Luís", afirmou.

Realizador mais velho do mundo em actividade, autor de trinta e duas longas-metragens, Manoel de Oliveira provém de uma família da alta burguesia nortenha, tendo antepassados fidalgos. Ainda jovem foi para A Guarda, na Galiza, onde frequentou um colégio de jesuítas. Admite ter sido sempre mau aluno. Dedicou-se ao atletismo, tendo sido campeão nacional de salto à vara, e atleta do Sport Club do Porto, um clube de elite. Ainda antes dos filmes veio o automobilismo e a vida boémia. Eram habituais as tertúlias no Café Diana, na Póvoa do Varzim, com os amigos José Régio, Agustina Bessa-Luís, e outros.

Manoel de Oliveira insiste em dizer que só cria filmes pelo gozo de os fazer, independente da reacção dos críticos.
Apesar dos múltiplos condecorações em alguns dos festivais mais prestigiados do mundo, tais como o Festival de Cannes, Festival de Veneza ou o Festival de Montreal, leva uma vida retirada e longe das luzes da ribalta. Durante o Festival de Cannes em 2008, foi congratulado e felicitado pessoalmente pelo actor norte-americano Clint Eastwood.
Os seus actores preferidos, com quem mantém uma colaboração regular são Luís Miguel Cintra, Leonor Silveira, Diogo Dória, Rogério Samora, Miguel Guilherme, Isabel Ruth e, mais recentemente, o seu neto, Ricardo Trepa. Não são também alheias as participações de actores estrangeiros, como Catherine Deneuve, Marcello Mastroianni, John Malkovich, Michel Piccoli, Irene Papas, Chiara Mastroianni, Lima Duarte ou Marisa Paredes.

ENTREVISTA A ABBAS KIAROSTAMI



Como já escrevi no post anterior, ontem foi dia de cinema e, por norma vou sempre aos cinemas do El Corte Inglês, porque só tenho que atravessar a rua...
Mas, para ver a Juliette Binoche, eu vou onde for preciso e desta vez tive que ir de metro até ao Saldanha, diga-se de passagem que é uma confusão andar por aqueles labirintos subterrâneos na estação do Saldanha; e fui ao MONUMENTAL, pois era aí que estava o filme que eu queria ver.
Desde que tinham feito as obras neste centro comercial, já lá vão quase 2 anos, eu nunca mais lá tinha ido e fiquei agradavelmente surpreendida, pela positiva, com as melhorias que verifiquei. Está um espaço muito simpático e acolhedor, moderno q.b.
O que mais me impressionou foi no espaço dedicado à música para relaxar, encontrei um piano que tocava sozinho...FANTÁSTICO!!!Ali fiquei, olhos postos nas teclas que sozinhas iam-se movendo conforme o som, ainda reparei que o piano tinha 3 pedais e eles também mexiam, bem...foi o máximo.
Se não fosse as horas voarem, tinha ficado ali, sentada a ver e ouvir aquele espectáculo. Que maravilha!!!

Voltando ao filme, a actiz Juliette Binoche falou em 3 idiomas todos correctamente: francês, italiano e inglês.

Junto uma entrevista feita ao realizador ABBAS KIAROSTAMI:

Para o seu novo filme, Cópia Certificada/Copie Conforme, o cineasta iraniano Abbas Kiarostami deslocou-se a Itália, à Toscânia. Nas suas deslumbrantes paisagens, ele encena o encontro de uma francesa (Juliette Binoche), proprietária de uma galeria, e um inglês (William Shimell), escritor a promover o seu livro mais recente: é um diálogo marcado pelas diferenças e cumplicidades das relações humanas.
Esta é a conclusão de uma conversa, registada no último Festival do Estoril, que serviu de base a uma entrevista publicada no Diário de Notícias (18 de Novembro).

Pensando no seu filme Shirin (sobre uma plateia de mulheres que assistem a um filme), será que esse ritual tem, sobretudo, uma dimensão feminina?
Sim, existe uma comunidade das mulheres que é diferente e nem sequer sinto necessidade de justificar a resposta. Não tenho nenhuma prova nem nenhum manifesto a apresentar. É aí que reside toda a beleza e complexidade da nossa existência.

Como foi o trabalho com Juliette Binoche? Houve margem para alguma improvisação?
Creio que há duas dimensões desse trabalho: uma escrita, outra espontânea. Na verdade, sinto-me ainda demasiado próximo do filme, preciso de mais tempo para avaliar tudo isso. Em todo o caso, se o filme tem algum valor e interesse, creio que decorre da proximidade que existe entre Juliette, enquanto mulher, e a sua personagem.

Esse tempo de que precisa leva-o, por vezes, a descobrir aspectos dos seus filmes que, afinal, desconhecia?
Não diria descobrir, mas é, de facto, possível ter um olhar de natureza diferente. Digamos que, face a Cópia Certificada, tenho ainda um olhar de técnico, não consigo ter o espírito virgem do espectador. Pergunto-me se o filme está bem feito ou não, se tem a boa duração, como funcionam as cenas, se devia ter posto música ou não...

Em vários dos seus filmes, há personagens de cineastas: podemos deduzir que são personagens com alguma dimensão autobiográfica?
Se há tantos cineastas nos meus filmes, isso quer dizer que me faltou imaginação para transformar essas personagens observadoras em marceneiros ou escritores. Por isso, devo também dizer que todos os filmes que fiz são inspirados em situações que eu próprio testemunhei.

E em quase todos os filmes, há cenas de personagens a conversar em automóveis em movimento...
Gosto muito do espaço fechado de um automóvel porque envolve uma intimidade que, de alguma maneira, nos é imposta. Além disso, agrada-me que essa intimidade seja vivida em movimento. Não é preciso “parar” o tempo, como quando falamos numa sala: é como se nos deslocássemos paralelamente ao tempo e à vida... Já respondi muitas vezes a essa questão, mas só agora me apercebi de outro aspecto: é o valor do silêncio no interior do automóvel. Numa conversa como esta, um momento de silêncio pode ser embaraçoso: olhamos para o relógio e dizemos que é preciso ir embora. Dentro de um automóvel, é como se o silêncio fosse legítimo: a cada interrupção, cada um olha a paisagem e, um pouco mais tarde, o diálogo pode ser retomado de forma natural.

Talvez possamos, um dia, gravar uma entrevista num automóvel.
É sempre melhor! No Irão, com os meus alunos isso acontece-me muitas vezes. Por vezes, não tenho tempo para falar com eles. Como sei que todos os dias, devido ao trânsito em Teerão, sou obrigado a fazer uma hora de automóvel, digo para aparecerem em minha casa e fazermos o trajecto juntos. Os alunos ficam sempre encantados e dizem-me mesmo que essas conversas são mais produtivas que as aulas.

CÓPIA CERTIFICADA - CINEMA




Ontem foi dia de cinema.
SINOPSE: Esta é a história de encontro entre um homem e uma mulher, numa pequena aldeia no Sul da Toscana. O homem é um autor britânico que acabou de fazer uma apresentação do seu livro. A mulher, francesa, é dona de uma galeria de arte. Esta é uma história comum que podia acontecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

O realizador iraniano Abbas Kiarostami decidiu filmar pela primeira vez fora do Irão, para a longa-metragem «Copie Conforme», e percebeu que a arte «não está limitada a uma geografia».

«Copie Conforme» é o mais recente filme do cineasta iraniano Abbas Kiarostami e valeu à sua protagonista, JULIETTE BINOCHE, o troféu de Melhor Actriz no último Festival de Cannes.
O filme que o cineasta apresentou no Estoril Film Festival é a história de um encontro entre um homem e uma mulher numa pequena localidade italiana no sul da Toscânia. O homem é um escritor britânico que acaba de dar uma palestra numa conferência. A mulher, francesa, é proprietária de uma galeria de arte.
O filme foi apresentado no ESTORIL, no Centro de Congressos, com a PRESENÇA DO REALIZADOR.
Ele (o barítono William Shimell) é um escritor inglês em busca de um significado para a vida. Ela (Juliette Binoche) é uma galerista francesa em busca de originalidade. Quando, depois de uma conferência dele, se conhecem, decidem passear por uma pequena cidade no sul da Toscana, onde embarcam num jogo: durante todo aquele dia vão fingir ser um casal. Contudo, a forma como inventam essa relação é de tal modo convincente que acabam por se tornar um, criando assim a sua própria história de amor.
O último filme do realizador iraniano Abbas Kiarostami ("O Sabor da Cereja ", "Através das Oliveiras" "O Vento Levar-nos-á", "Shirin") esteve em competição na última edição do Festival de Cannes, valendo a Juliette Binoche o prémio de melhor actriz.

03/12/10

HOMEM SOLITÁRIO (Filme)





Tal como escrevi no post anterior vi este menino de ouro, dos novos actores de cinema, num outro filme, em que contracenou com Michael Douglas - Homem Solitário.

JESSE EISENBERG - ACTOR MODA 2010





Este actor está na moda em 2010. Já o vi em alguns filmes e vi a apresentação de outros: Adam Jesse Eisenberg, mais conhecido como Jesse Eisenberg (Nova York, 5 de Outubro de 1983), é um actor norte-americano.
Filho de uma palhaça de circo e um professor universitário, Jesse desempenhou papéis notáveis com em Adventureland, The Squid and the Whale e Zombieland.
Sua irmã, Hallie Kate Eisenberg, também é actriz
Aos 27 anos, Jesse Eisenberg conseguiu chegar ao estrelato fazendo papéis dramáticos em pequenas pérolas como A Lula e a Baleia e garotos tão inteligentes quanto suaves como os de Adventureland e Zumbilândia.
Mas a recriação de Mark Zuckerberg é sua obra-prima.
O ator consegue reproduzir na tela o ritmo alucinado do roteiro de Aaron Sorkin sem deixar de revelar o lado triste, solitário e angustiado do site de relacionamento social Facebook.
O homem que pode ter 500 milhões de amigos virtuais não tem a menor ideia de como se relacionar com seres humanos à sua volta. Não por acaso Eisenberg é mencionado em todas as listas dos especialistas como provável indicado ao Oscar. Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o ator.

Qual a sua impressão, agora que o filme já está pronto, sobre Eduardo Saverin, o brasileiro que teria sido um dos criadores do Facebook?
Eu passei cinco meses filmando. Cinco meses defendendo a posição do meu personagem (risos). No filme, Mark perdeu um grande amigo e A Rede Social é uma dramatização da criação de uma rede de relacionamentos que conquista o mundo ao mesmo tempo em que impossibilita a amizade de dois de seus criadores.
Eu sinto uma afeição muito grande pelo Eduardo, é difícil falar sobre a parte jurídica do conflito dos dois, porque não entendo muito disso, mas foi impossível, especialmente pela maneira como Andrew (Garfield) escolheu fazer o Eduardo, não sentir uma grande simpatia por ele. Agora, me diz, você já sabia da história Eduardo antes de ver o filme?
Sim, no Brasil ele é conhecido como "o brasileiro que foi trapaceado pelo Zucjerberg".
Engraçado. Faz sentido.
É mais difícil para um ator viver no cinema um personagem que existe de carne e osso, como o Mark?
O processo é um pouco diferente. Pesquiso muito para fazer meus personagens, leio tudo o que posso, com o objetivo de criar um ser completo. No caso de Rede Social vi vídeos e fotos de Mark, entrevistas que ele deu, perfis escritos sobre ele.
Guardei tudo em meu iPod e todos os dias, antes de ir para as filmagens, ouvia e via um pouco daquele material, o que me ajudou muito. Mas a fonte primordial foi o roteiro, que é fenomenal. O Aaron (Sorkin) criou um personagem incrível e complicado.
E o trabalho com David Fincher, há algo específico sobre o estilo do diretor de O Clube da Luta?
Ele é específico em cada detalhe, cada momento. Originalíssimo. Ele pensa cada quadro do filme. Nos momentos em que não estava em cena, fiz questão de ficar sentado perto dele para observar ele trabalhando. Certa vez ele repetiu 60 vezes o movimento de um ator com uma caneta. Parece preciosismo, mas não é, é a busca do efeito exato, da perfeição.
Você teve algum receio de protagonizar um filme tão emblemático quanto A Rede Social?
Só consigo pensar sobre o meu personagem, não o tamanho do filme, isso é para os editores, diretores e roteiristas decidirem.
Para mim todo o excitamento foi o de poder criar este personagem que, por um lado, criou o site de relacionamento social mais importante do planeta e por outro, um ser passivo e isolado. Um personagem absolutamente fascinante.
O que acontece com Zuckerberg é muito mais interessante do que simplesmente a história do Facebook.