25/09/10

RIA FORMOSA - 7 MARAVILHAS NATURAIS

Um passeio por uma das recém-eleitas Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
Há bem pouco tempo fiz alguns posts sobre a "Serra da Arrábida" e a praia "Portinho da Arrábida", que também estiveram entre as finalistas à eleição das "Sete Maravilhas Naturais de Portugal".
Lógico que votei nos lugares que já conhecia, mas há sempre aqueles que ainda estão por conhecer, neste caso: Parque Natural da "RIA FORMOSA".
Divididos por sete categorias, todos eles são locais de beleza rara e de características únicas, que a natureza ofereceu ao ser humano, com a esperança de que este se comprometa a respeitar.


Ria Formosa venceu na categoria "Zonas marinhas" - Algarve
A fragilidade da natureza sente-se de forma premente na Ria Formosa que, ano após ano, transforma os seus contornos à mercê das marés e dos caprichos do homem.
A Ria é um território ecológico, desde 1987 protegido pelo estatuto de Parque Natural, que se estende por 60 quilómetros, da praia do Ancão à Manta Rota, ao longo da costa do Sotavento algarvio, ocupando uma superfície de cerca de 20000 hectares.
É um sistema lagunar complexo, enquadrado por duas penínsulas (Faro e Cacela) e cinco ilhas-barreira (Barreta, Farol, Armona, Tavira e Cabanas), que servem de protecção a um labirinto de sapais, canais e ilhotes e que são fundamentais para a defesa natural das zonas ribeirinhas da Ria Formosa.
Este é um ecossistema generoso. Para os que o querem apreciar e conhecer-lhe os segredos de todas as espécies que lá habitam - como o caimão-comum, uma espécie rara que em Portugal existe exclusivamente nesta região -, mas também para os que lá vivem e da Ria retiram o seu proveito, através da apanha de peixes, moluscos e crustáceos, e da exploração do sal.
A zona está ameaçada pela constante subida das águas do mar, o assoreamento da Ria, a construção desordenada e os picos sazonais do turismo.
É, das recém-eleitas Sete Maravilhas Naturais de Portugal, a que mais urgentemente precisa de cuidados.
Esta imagem foi captada durante o passeio de barco até à Ilha de Tavira, já no parque natural da RIA FORMOSA - belos os Flamingos cor-de-rosa!

Esta imagem captei-a no cimo de "Cacela Velha" - local maravilhoso que descobri num sotavento que andei a palmilhar entre Tavira e Vila Real de Santo António. ADOREI.

6 comentários:

tulipa disse...

Zonas Aquáticas Marinhas:
Ria Formosa (Algarve)VENCEDORA
(finalistas:
Berlengas e Ponta de Sagres)

Neste momento já estive na Ria Formosa e também visitei a Ponta de Sagres; falta-me um dia visitar as Berlengas...

RC disse...

Lindas fotos!!!!!!

Maré Viva disse...

Lindíssimas fotos a que desde cedo nos habituaste.
Muito útil a tua informação sobre a Ria Formosa, que é realmente muito formosa.
Quando viajas...aprendemos sempre muita coisa.

Beijos.

Rosa dos Ventos disse...

Belas fotos!
Conheço bem todas as 7 Maravilhas embora não concorde com a eleição de algumas destas em detrimento de outras mas...concursos são concursos!

Abraço

. intemporal . disse...

.

. e eu, .a.d.o.r.o. também ! .

.

. um beijo, túlipa .

.

Ailime disse...

Lindas fotos de uma das zonas do nosso País que mais recordações me trazem e onde com a minha família, bem próximo, durante vários anos passámos dias maravilhosos.
Obrigada por partilhar e divulgar.
Beijinhos.
Ailime