20/08/08

Dia da CIDADE da BEIRA

A Beira é a capital da província moçambicana de Sofala.
Tem o estatuto de cidade desde 20 de Agosto de 1907.
Administrativamente é um município com um governo local eleito.
A povoação foi fundada em 1887 numa área conhecia pelo nome de Aruângua e recebeu inicialmente o nome de Chiveve, de um curso de água local.
A cidade recebeu o nome actual em homenagem ao Príncipe da Beira, D.Luis Filipe, primogénito de D. Carlos I.

O verdadeiro «ex-libris» da cidade da Beira:
Grande Hotel


A Catedral da Beira

Uma imagem da «Praça do Município» e do «Café Capri»
Tantas vezes passeei nesta praça e o café Capri era o café de eleição do meu Pai, quem o quisesse encontrar já sabia que era ali...
Belos tempos!!!
«Café Scala»
Outro café central e aquele que eu frequentava para tomar o pequeno-almoço ou lanchar, pois o meu emprego era mesmo em frente, no «Montepio de Moçambique»
E foi nesta maravilhosa cidade que eu nasci e fui muito feliz.
No ano passado, em Agosto de 2007 foi celebrado o Primeiro Centenário (de elevação à categoria de cidade, com a particularidade de nunca ter sido vila), mas também os 120 anos da sua fundação.
Esta, aconteceu na data simbólica de 20 de Agosto de 1887, quando se consumou a ocupação da foz do Pungué através do hastear da bandeira nacional portuguesa.

18 comentários:

papagueno disse...

Uma bela cidade sem dúvida. parabéns pela tua cidade.
beijos

ShiningMoon disse...

Querida Tulipa!
É bonita a tua cidade-berço!
Curiosamente, também existe um Café Scala na minha Lamego. É uma espécie de salão de chá para "tias"...
Como estás?
Escreve-me. Responde ao meu último e-mail, ok?
Bjitos.

Dois Rios disse...

Beleza de cidade, Tulipa!

A Catedral é o que há de mais linda.

É sempre bom voltarmos às origens, principalmente quando lá fomos felizes.

Beijos,
Inês

Zé Povinho disse...

Ler e ver imagens da minha terra, é reviver muitas coisas boas, que as más ficaram lá muito longe no tempo.
Um abraço do machangano Zé

rosa dourada/ondina azul disse...

Gostei muito de conhecer a "tua Cidade".
Linda e cheia de recordações...


Beijinho,

Menina do Rio disse...

A cidade é belissima! Aliás, a terra em que nascemos é parte de nós, sempre!

Um beijo

poetaeusou . . . disse...

*
surpresa,
para mim . . .
belo,
,
conchinhas
,
*

Elvira Carvalho disse...

Estive três vezes na Beira, mas sempre de passagem. A primeira vez, em 69 de passagem para Lourenço Marques Depois em 70 de passagem para Nampula. E finalmente em 71 de passagem para Portugal.
Um abraço e bom Domingo

Ailime disse...

Muita bela a sua cidade!
Não conheço, mas tenho famílar muito próximo apaixonado pela Beira, onde viveu e foi também muito feliz!
Beijinhos.

Gata Verde disse...

Pelo que mostras, parece ser uma cidade muito interessante!

beijocas

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Tulipa, bela cidade... Parabéns por lá teres nascido... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Jorge P. Guedes disse...

Não conheço, com muita pena minha.
O meu pai nasceu em Lourenço Marques, em 1925, e nem aí ainda fui. Talvez um dia...

Um abraço, Tulipa.

Filoxera disse...

Como eu adoro estas viagens no tempo e no espaço!
Obrigada pela partilha.
Beijos.

Paula Raposo disse...

É sempre bom conhecermos aquilo que desconhecemos. Nunca fui a Moçambique e gostei muito deste teu post. Beijos.

ShiningMoon disse...

Olá!
Então, quais são as notícias???...
Bjitos.

a d´almeida nunes disse...

Olá Tulipa-Moçambicana
Na Beira, o que conheço é o aeroporto, pelas 3 vezes que lá aterrei, em viagem de Lisboa para Lourenço Marques e desta para Nampula e desta terra das acácias mais bonitas que eu vi em toda a minha vida para lisboa, no meu regresso do serviço militar.
Tantos anos que já lá vão. Tanta vida que entretanto decorreu. Tantos acontecimentos...
Quanta saudade de África!
Jamais me sairá do ouvido o som imenso a cheirar a savanas e terra vermelha duma música em Inglês que eu ouvi em Nampula..."This is Africa...".
Muitos beijinhos e parabéns pelo teu netinho.

Woodat disse...

A minha mae tambem nasceu na Beira.
De momento, o que me inpressiona e a historia to 'Grande Hotel'.
Que coisa tao triste.

Woodat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.