03/07/08

Moita - actividades



HOJE - 3 de Julho, pelas 19:00h, o Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, abriu as portas a mais uma edição da Feira Equestre que se prolonga até ao dia 6 de Julho.
Na apresentação da Feira Equestre, no passado sábado, dia 28 de Junho, num Passeio a Cavalo pelo concelho da Moita que contou com a participação de cerca de 65 cavalos, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, adiantou que esta edição vai contar com algumas novidades: “A nossa feira, tendo sido uma das primeiras feiras do género, logo após a da Golegã, estava a precisar de inovar para se manter viva e com a qualidade a que sempre habituou os participantes e visitantes”.
Nesta edição, a Câmara Municipal da Moita não está sozinha na organização, tendo convidado um conjunto de pessoas do concelho da Moita ligadas à equitação e à criação de cavalos para colaborar na preparação deste certame.
“É uma forma de envolver também as pessoas da terra na promoção da Feira Equestre e permitiu inserir algumas actividades diferentes no programa que vão ser uma mais valia para o futuro deste certame”, comentou Rui Garcia.
Quanto ao programa, a característica principal mantém-se, como garantiu o Vice-Presidente: “A Feira Equestre da Moita continua a ser uma festa para todos e não apenas para quem tem cavalo ou para quem sabe montar e isso é visível nas várias iniciativas que compõem o programa”.
Além do Concurso de Saltos, do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho, do Concurso e Apresentação de Poldros, do Horse Paper, do Concurso do Traje à Portuguesa, do Concurso do Poldro Mamão, da Prova de Equitação à Portuguesa, entre muitas outras provas, a XII Feira Equestre da Moita vai este ano contar com o I Campeonato Nacional Oficial de Portugal do Cavalo Puro Sangue Árabe.
Quanto à animação, destacam-se a Noite de Fados com Anita Guerreiro, música tradicional portuguesa com “Maré de Sons”, o espectáculo de Sevilhanas e Flamenco “Hijas del Flamenco” e Soledad”, bem como o espectáculo equestre “O Orgulho Moitense: O Cavalo Ibérico” e a Gala Equestre com a Charanga a Cavalo da GNR.
No Pavilhão Municipal de Exposições pode encontrar uma mostra e comercialização de produtos relacionados com a equitação e no piso superior do pavilhão vai estar patente a exposição fotográfica “Trilhos de Fé”, do fotojornalista António P. Santos.




VI Regata Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira – Moita
Cerca de 25 embarcações e 100 participantes vão rumar a Vila Franca de Xira nos dias 5 e 6 de Julho, na VI Regata Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira – Moita, com concentração marcada para as 9:00h, na Ilha do Rato e partida para Vila Franca de Xira às 10:00h.
A regata deste ano que, como habitualmente, coincide com a Festa do Colete Encarnado, de Vila Franca de Xira, homenageia Graciano Loureiro, sócio do Centro Náutico Moitense há 23 anos, e tem como convidado de honra o cantor Paco Bandeira.
Note-se que o Centro Náutico Moitense tem vindo a contribuir, nos seus 28 anos de existência, para manter viva a arte que durante anos foi o principal sustento das zonas ribeirinhas: os barcos típicos do Tejo, seja através da sua conservação, da construção de novas embarcações ou da promoção de eventos como esta regata.
Este ano, a Regata Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira – Moita conta com a participação de uma nova canoa construída no Centro Náutico Moitense, a “Senhora do Cais”.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 11 de Julho, às 21:00h, nas instalações do Centro Náutico Moitense.
A VI Regata Cruzeiro é organizada pelo Centro Náutico Moitense, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da União Desportiva Vilafranquense e da Junta de Freguesia da Moita.

(imagens e texto retirados da net)

17 comentários:

elvira disse...

Ora bem parece que anda bem animada a Moita. Pena que não possa ir até lá. Normalmente só vou à Moita pelas festas. Gosto muito da procissão da Srª da Boa Viagem. E vou dia 26 ao aniversário do afilhado do meu filho.
um abraço e bom fim de semana

Zé Povinho disse...

A feira da Golegã conhecia, mas não sabia que na Moita também havia uma feira equestre.
Um bom roteiro bem aqui ao lado, na outra banda.
Abraço do Zé

Paula Raposo disse...

Duas óptimas sugestões!! Bom fim de semana, beijos.

poetaeusou . . . disse...

*
tulipa
,
ai o "meu",
martinho da vila,
,
o amor chegou como água
que desce a montanha
provocando uma
erosão tamanha
desaguou e fez
onda no meu mar
,
vamos á moita, em força,
,
conchinhas
,
*

Filoxera disse...

Não conheço esta feira equestre, só a da Golegã...
Beijos.

Anónimo disse...

A Moita é uma das localidades mais típicas e castiças do nosso país. Costumo ir lá anualmente por ocasião da feira anual. Um beijo.

peciscas disse...

Estou um pouco longe.
Mas parecem-me propostas aliciantes.

papagueno disse...

Então bom fim-de-semana.
Beijos

Tozé Franco disse...

O programa promete.
pena não poder ir.
Um abraço.

Mário Margaride disse...

Grande animação para os lados da Moita.

Bem gostaria de lá poder ir! Mas não faltarão por certo oportunidades.

Bom fim de semana!

Beijinhos...

Dá uma saltada a um novo cantinho de uma amiga muito especial, onde eu também estou de parceria.
Começamos hoje, mas devagarinho iremos lhe dando alegria e cor.

Beijinhos...

http://neninadosgatos.blogspot.com/ "EU E OS GATOS"

Alexandre disse...

Olá,

as fotos estão óptimas e o texto também.

Não consegui mesmo conciliar os meus afazeres com a ida a tão interessante evento - vou etar atento aos próximos.

Muitos beijinhos, Tulipa, tu tb és especial!!!

®efeneto disse...

Quero ter direito a comer um gelado em dia de chuva, quero ter direito a poder empurrar a bicicleta ao invés de pedalar, quero ter direito de olhar para o céu, mesmo que seja no meio da mata, quero rebolar na relva, mesmo que seja a relva do Palácio de S. Bento, quero ter direito de rir alto, bem ALTO, mesmo que esteja sozinho a ver o desenho do Pica-Pau que já era velho quando eu nasci, quero ter o direito de cantar uma música bem alta junto com o cd player oferecido, mesmo que seja uma música do Zé Cabra, quero poder discutir filosofia com o analfabeto do meu colega, mesmo que seja nos 15 minutos de intervalo do trabalho, quero poder beber com os amigos e voltar tri-bêbado para casa. Se para poder fazer isto tudo lhe tenha que desejar um bom fim-de-semana, então aqui vai:
Lhe desejo a si e aquém mais gostar/amar um óptimo fim-de-semana, com aquilo que sempre desejou acompanhado da minha amizade. Um beijo a quem é de beijos e abraço a quem é de abraços. Para quem não quiser nada disto, passe bem que eu também…efeneto.

Rui Caetano disse...

Lindas imagens, um bom fim de semana.

Nothingandall disse...

Eis uma boa sugestão para um fim de semana diferente e de contacto com a Natureza. Votos de um bom fim de semana para ti e com astral mais elevado, tá? Como sempre sorrisos, flores e ..poesia

Menina do Rio disse...

Uma boa sugestão, pena que estou tão longe

beijinhos

Unknown disse...

Eis uma forma de variar as saídas e passar um dia diferente e excelente!

Beijinhos

Maré Viva disse...

Belas imagens da regata, um barco com as velas enfunadas é sempre um espectáculo!
Deve ser bem agradável uma visita à Moita nesta altura das festas.
Embora já deva ser rotina para ti, aproveita ao máximo,nem que seja apenas para levar os olhos com tanta beleza.
Espero que esteja tudo bem contigo!
Um abraço.