14/02/09

Dia dos Afectos

14 - Fevereiro:
Dia em que se comemora o "Amor" entre seres humanos.
Não necessariamente entre marido e mulher, namorado e namorada, amantes, companheiros, mas acima de tudo "Aqueles" a quem amamos e gostamos.
Cada vez é mais difícil as pessoas manifestarem ao próximo o quanto gostam dele, assim, havendo um dia dedicado ao Amor, talvez se lembrem que existem pessoas importantes nas suas vidas e, às quais se esquecem de dizer:
Eu te Amo!
Eu gosto de ti!
Tive a curiosidade de saber como é comemorado este dia, pelo Mundo.
Em Espanha, é costume cortejar a amada com um presente. Além disso, o marido oferece rosas à esposa.
(Ah...pois, não estou em Espanha, por isso...rosas nem as vi...)
Na Itália, o dia dos namorados é comemorado como um Festival da Primavera, realizado ao ar livre. Os jovens reúnem-se em jardins públicos para ouvir música e ler poesia. Depois vão passear com os seus amados. Esta tradição tem vindo a desaparecer. Em Roma, este dia é conhecido como o dia do Santo da Lupercalia.
O dia de São Valentim é celebrado no Japão desde 1936. No dia 14 de Fevereiro, as mulheres têm a oportunidade de demonstrar os seus sentimentos não só aos amados como também aos filhos. Fazem-no oferecendo caixas de chocolates.

Os Estados Unidos não fogem à regra e, também, celebram o São Valentim no dia 14 de Fevereiro. Tradicionalmente, nos dias que antecedem o Dia dos Namorados, as livrarias, entre outros estabelecimentos comerciais, oferecem cartões comemorativos chamados “Valentines”. A prática foi levada pelos irlandeses e ingleses quando emigraram para os EUA no séc. XIX.
No País de Gales, os apaixonados oferecem colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, simbolizando que só o namorado “tem a chave” do amor.
Os dinamarqueses assinalam o dia oferecendo flores prensadas, mais conhecidas como “flocos de neve”.
Na Austrália, as almofadas em cetim decoradas com motivos florais, conchas, fitas e rendas são os presentes mais tradicionais.
Na Coreia, as mulheres oferecem um rebuçado aos homens. Muitos jovens confessam, pela primeira vez, o amor à eleita do seu coração.

Durante o tempo em que pertencia ao IPF (International Pen Friends) a minha surpresa foi, quando pessoas dos Estados Unidos da América, bem como da Inglaterra e Escócia, com quem me correspondia, perto do dia dos namorados enviavam-me postais de S.Valentim manifestando que gostavam de mim e que neste dia se comemora também entre pessoas amigas, pois não existe "ainda" o "Dia da Amizade". Mentalidade de outros povos.
Desta forma, manifesto aqui o quanto gosto de todos vós, pela companhia que me têm feito ao longo de alguns anos, do apoio que me têm dado nos momentos mais difíceis. Muito obrigado por existirem. Ofereço-vos estas lindas flores.

12 comentários:

Maria disse...

Celebremos o amor e os afectos todos os dias...
:)))

Um beijo

Paula Raposo disse...

Obrigada pelas flores!! Adorei...pena que os dias não sejam os dias de sempre...beijos.

Rosa dos Ventos disse...

Eu recebi um belo ramo de cravos e um almoço no restaurante, em contrapartida dei-lhe um sobretudo comprado nos saldos!
Ele foi mais romântico do que eu...:-))

Abraço

AnaMar (pseudónimo) disse...

Acredito que os "Dias de... "possam despertar-nos a memória, mas se celebrarmos os afectos em cada momento da nossas vidas, não precisamos de um Dia Especial, pois a diferença está emtornar especiais todos os dias.

Bj com carinho

Dennys Silva-Reis disse...

Aqui no Brasil,comemora-se o dia dos namorados dia 12 de junho e do amigo em agosto.... mas todos os dias deveria ser celebrado o amro em todas as suas formas.

Ana disse...

Seja hoje ou noutro dia qualquer , é sempre bom dizer que se ama alguém. E também é muito bom ouvi-lo :-) Obrigada, amiga , por o teres feito e pelas lindas flores que nos deixas.
Um beijo.

gaivota disse...

obrigada pelas flores e pela amizade, pela companhia e sentimentos
não importa a data, mas sim soltar o sentimento...
beijinhos
(como vai a tânia?)

Angel disse...

obrigada pelo carinho prima. Eu nao dou qualquer importancia ao dia de S. Valentim, até porque é um dos dias k tb trabalho k me farta para deixar os casaizinhos felizes, com um jantar romantico. hihihihihihihiihihihihi.
Dia da amizade é todos os dias, por isso é que ninguém quis inventar 1 ainda, ja temos 365 dias da amizade, é muito bom. beijos e muito carinho carinho para ti também.

OUTONO disse...

Desafio-te...move céus e terra...e proclama esse dia da amizade!

Parabéns, pelo remate magnífico deste "post".

Se já gostava de ti, passo a dizê-lo de forma mais vincada...

Gosto!

Beijinho.

José Lopes disse...

Começo por agradecer as flores, e aproveito para desejar uma boa semana.
Cumps

Filoxera disse...

Repito e repito estas expressões àqueles que amo.
Beijinhos.

ShiningMoon disse...

Obrigada!
Te retribuo as flores e a amizade.
Bjitos.