17/02/09

TÂNIA - minha sobrinha

Dia de S. Valentim: Uma história de amor

Nunca na vida, a minha sobrinha pensou que falassem dela num jornal.
E, logo pelas piores razões...ou seja, uma história de amor diferente das do costume, por ela estar na situação que está, infelizmente.
Ela contou-me, há 2 meses atrás, que já tinha sido contactada pela SIC para estar presente num programa, para falar do problema de saúde dela, quando souberam que ela, com 25 anos tinha um CDI e, ela recusou.
Agora "alguém" do Jornal "Campeão das Províncias" decidiu falar sobre a história da Tânia e do Cláudio, aqui:
Secção Sociedade:
Tânia tem 26 anos e está na cama de um hospital, a lutar pela vida.
Cláudio, o namorado dela, mais ou mesmo da mesma idade, vive na esperança de a ver sorrir novamente. Não está sempre à cabeceira dela mas se pudesse provavelmente era isso que faria.
Esta história é real, é portuguesa e está a prender a atenção de todos quantos conhecem a jovem, bem como de muitas outras pessoas que passam pelo blogue dela e pelo blogue que os amigos fizeram de propósito para se manterem informados.
Quem entra no sítio da Tânia fica logo com uma ideia de que pessoa é esta que tantos amigos tem e da força que a mantém à vida, mesmo quando o seu jovem coração minado por uma doença grave dá sinais de fraqueza.
“Olá! Eu sou a Tânia, tenho 26 anos e infelizmente sofro de Miocardiopatia Dilatada... Gosto de livros, filmes, trocas com pessoas à volta do mundo (postais, selos, souvenirs, etc), artes manuais, animais, passear, etc... Estou a tirar o curso de Ciências Sociais na Uab. Sintam-se à vontade no meu cantinho!”
O convite é tentador e leva-nos ao mundo de alguém que de “pikena tonta” não tem nada, antes pelo contrário. Dá-nos a conhecer uma jovem que dá valor aos gestos, aos bons gestos, como a doação de órgãos (ela própria precisa de um coração), a solidariedade para com os mais desfavorecidos (crianças, seropositivos, animais abandonados, e por aí fora...), a partilha de conhecimentos, através da leitura (bookcrossig) e dos postais que troca com pessoas de todo o mundo, e a arte.
Tem outros dois blogues, um em que promove a venda das bijuterias que faz para ganhar algum dinheiro e outro, o chamado “baú das bugigangas” para vender, dar ou trocar objectos que tem a mais em casa mas que ainda podem ser úteis a alguém. Mostra que tem ideias e empreende-as.
A Tânia está mal, mas ninguém desiste dela. Pelo contrário. Em torno dela formou-se uma corrente de solidariedade afectiva, alimentada pelos amigos de todas as horas.
Um dos últimos textos que escreveu no blogue o namorado faz-lhe uma declaração de amor, numa composição de palavras de sublime intensidade que atira a um canto qualquer prenda oca que se possa trocar no Dia dos Namorados.
“Apesar de todas as limitações dela e viagens ao hospital nada disso me importou, ela é unica e muito preciosa, é a minha princesa e não merece nada disto... A vida tem sido demasiado cruel e injusta para alguém que nunca fez nada de mal a ninguém, sempre se preocupou mais com os outros e com os animais do que com ela! (...) Ela vai conseguir e peço que acreditem nela, já passou por tanta coisa mas continua cá, e vai ter de continuar pois eu preciso dela tal como as plantas precisam do sol. Ela é a minha luz e só eu sei o que sinto quando a tenho nos meus braços... Completas-me. Tu e eu somos um. Agora e sempre. Preciso de ti...”.
Do Cláudio para a Tânia, em pikenatonta.blogspot.com
Eu, como Tia da Tânia, reafirmo todas as palavras do Cláudio, "ela" é tal e qual ele diz, um doce de menina.
Iolanda Chaves escreveu esta história no jornal onde trabalha e eu tomei a liberdade de aqui publicar. Obrigada Iolanda.

18 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

A Tânia com toda a força de vontade que demonstra vai de certeza vencer este desafio. Eu acredito na força interior de cada um.
Bjs.

Ailime disse...

A Tânia é uma menina linda e doce a quem Deus vai dar toda a força para vencer este momento menos bom.
Está com óptimo aspecto e deixo-lhe aqui um grande beijinho.
Para a tia, grande lutadora, a minha solidariedade e igualmente um grande beijo.

Pitucha disse...

A Tânia está sempre no meu pensamento.
Beijos para ti e para ela e família e namorado.

Paula Raposo disse...

Continuo pensando positivamente. Beijos.

Anónimo disse...

Ela vai sair para diante, penso positivamente e acredito na força dela. Gostei do post e espero que a Tania tenha uma larga vida que merece. Beijos
anamorgana

Ana disse...

Que a Tãnia possa voltar a sorrir. Que o Cláudio possa ver regressar o seu amor.
Acreditemos!
Um beijo, amiga.

gaivota disse...

nunca desistam da tânia!
esperam-se grandes sorrisos nas suas melhoras
beijinhos

tulipa disse...

São 21h 20m
Acabei de chegar de Lisboa, fui visitar a Tânia.
Meu Deus, que dor tão grande ver a minha "menina" tão magra, tão débil, tão mal...
Que Deus e os Anjos a protejam de todo o mal, só queria saber ao certo que ela não sente o que se passa, não sofre. Isso me deixaria mais conformada pois vocês não imaginam como ela está. Olhando para ela lembrei-me de todas as palavras que leio das pessoas que comentam, achando que daqui a pouco ela está recuperada. Não fazem a mínima ideia do estado dela. É caso para dizer:
- Só vendo!!!
Na última visita que lhe fiz, senti uma Paz enorme em mim e na Tânia, mas...hoje não!!!
Ela estava muito agitada com a boca, os lábios, os olhos...nem eu mesma sei como consigo aguentar-me ali, olhando para ela sem desatar a chorar. Houve momentos que a voz embargava e quase chorava, não consegui evitar uma lágrima teimosa, porque é desumano estar naquelas condições, um autêntico "vegetal".
AH, como dói!!!
A tristeza invadiu o meu coração hoje, muito mesmo.
Tudo bem, pode doer-me, mas que não doa a ela, peço-TE, Meu Deus.

José Lopes disse...

Eu passei apenas para me inteirar e para desejar o melhor para a Tânia e para os que a rodeiam.
Força

José Lopes

Mário Margaride disse...

Querida amiga,,

A Tânia, é concerteza uma menina com força, tenho a certeza que vai conseguir ultrapassar este momente muito difícil.

Força Tânia!

Beijinhoe e um excelente fim de semana!

Mário

Je Vois La Vie en Vert disse...

Face a tanto sofrimento da tua parte, só consigo deixar-te um GRANDE ABRAÇO !

Beijinhos verdinhos

SANDRA REIS disse...

conheçi a historia da tânia no hospital santa marta, onde também lá tinha o meu filho nos cuidados intensivos, senti a dor dos pais e a ternura com que me falaram dela. a Tânia desejo do fundo do meu coração tudo de bom e rápidas melhoras.
vim parar a este blogue pesquisando sobre o coração( o meu filho tb tem prob) e por sorte vim aqui parar e tive oportunidade de saber noticias da Tânia.
beijinhos aos pais e muita força nesta hora tão dificil

Elvira Carvalho disse...

Há alturas em que as palavras me faltam e não sei que dizer.
Deixo um forte abraço

rosa dourada/ondina azul disse...

Haja Esperança !

Para a Tânia e família,
deixo
Um beijo para todos,

OUTONO disse...

A esperança...é sempre o horizonte máximo do nosso querer.

Até lá ao momento do encontro temos de acreditar que o encontro é sempre possível...mesmo que impossível matematicamente.

Força!

Papoila disse...

GRANDE ABRAÇO.

Tony Madureira disse...

Olá,

Fiquei agora mesmo a daber da Tania.

Tudo de bom para ela, corajem!!

Beijinhos

Rosa dos Ventos disse...

E eu vou acompanhando esta história de amor e dor, mas que há-de ter um final feliz!

Abraço