19/03/10

DESAFIO - FOTOGRAFAR "LIMPAR PORTUGAL"

É já amanhã - dia 20 de Março - o grande dia das limpezas da floresta nacional e o projecto Limpar Portugal soma mais de 40.000 inscritos, como voluntários.
Os preparativos para o dia 20 avançam a toda a velocidade: as reuniões concelhias e sessões de esclarecimento multiplicam-se por todo o país.
Assim como os apoios: entre muitos outros, conta já com o alto patrocínio do Presidente da República e a garantia da participação da ministra do Ambiente. O projecto Limpar Portugal, pretende limpar o máximo possível das florestas do país num só dia.
Inesperadamente recebi um e-mail do meu "Padrinho Nuno de Sousa" com um DESAFIO:
Caros amigos fotógrafos e a todos os que se quiserem associar a este Projecto - Para vosso conhecimento e se quiser associar-se a este projecto nacional e internacional, e para uma inscrição se o quiser fotografar, basta contactar o coordenador do mesmo de nome
Vasco Ribeiro
United Photo Press I 2010 AIB
Email: vasco.ribeiro@unitedphotopressworld.org
Como sabe, nasceu em Portugal um movimento cívico, por espontânea iniciativa da sociedade civil, designado PROJECTO LIMPAR PORTUGAL.
Dado o nosso estatuto de organização internacional, sem fins lucrativos, cuja actividade principal é a realização, apoio e divulgação de projectos nas áreas social, cultural e ambiental, não poderíamos deixar de ser solidários com este movimento.
A UPP e os fotógrafos em geral têm tradição de responsabilidade na defesa do respeito ambiental.
Há 20 anos que somos solidários com quantos se preocupam e pugnam pela sustentabilidade do planeta Terra, nomeadamente na rubrica Ecoworld.
A nossa responsabilidade é acrescida depois de termos sido eleitos pela Convention on Biological Diversity (CBD), das Nações Unidas, para levar junto dos portugueses, em Portugal e no estrangeiro, a mensagem e a campanha mundial “ 2010 Ano Internacional da Biodiversidade “.
A United Photo Press e a Coordenação Nacional do PLP celebraram uma parceria. A UPP e os fotógrafos que a ela se queiram associar farão a fotoreportagem do evento, no dia 20 de Março, a nível nacional.
Dificilmente poderemos fazer a cobertura do evento nos 308 concelhos, é claro, mas tentaremos cobrir todos os que nos for possível.
Este é um desafio para todos nós fotógrafos.
Distrito a distrito, tentaremos cobrir todos os concelhos que nos for possível.
Cada um de nós poderá recrutar fotógrafos voluntários, profissionais e amadores, que connosco se solidarizem, para chegarmos ao máximo número de concelhos. Dado tratar-se de um evento que se realizará num só dia, estamos a ver a possibilidade de alguns se deslocarem a vários concelhos para recolherem imagens.
A fotoreportagem realizada concelho a concelho, distrito a distrito e a nível nacional servirá para:
▪ Que as imagens recolhidas a nível nacional sejam a memória e a peça de divulgação futura do evento.
▪ Divulgação na campanha nacional do 2010 Ano Internacional da Biodiversidade.
▪ Divulgação junto das Nações Unidas.
▪ Exposição fotográfica itinerante, com indicação dos autores das imagens.
Pretendemos fazer a fotoreportagem com o registo do ANTES /DURANTE/DEPOIS, em articulação com os coordenadores concelhios do PLP.
ACEITEI O DESAFIO E INSCREVI-ME.

6 comentários:

Valéria Gomes disse...

É isso aí. Aqui no Brasil , estamos precisando nos organizar, para realizar tal evento. Se eu morasse aí, com vocês, seria uma das primeiras a inscrever-se. Não podemos medir esforços para cuidar de nossos patrimônios. Não esqueças de contar como foi o desafio. Se foi desafiante, ou gratificante.

Parabéns a ti!!!

Bjok!!!

tulipa disse...

Eram cinco minutos de vídeo. Mostravam como 50 mil cidadãos na Estónia acabaram com dez mil pequenas lixeiras espalhadas pelo país.
Num único dia, 3 de Maio de 2008, fizeram o que custaria ao Estado três anos de trabalho e 22 milhões de euros.
O filme circulou no YouTube e em Julho do ano passado chamou a atenção de três portugueses:
Nuno Mendes, Paulo Torres e Rui Marinho, unidos pela paixão dos passeios em veículos todo-o-terreno.

Passaram-se oito meses e HOJE MAIS DE CEM MIL PORTUGUESES (100.000)vão varrer o país, literalmente, libertando-o de uma das maiores chagas da sua paisagem: os depósitos ilegais de entulhos, electrodomésticos, plásticos, pneus e outros testemunhos históricos da falta de civismo.

A ideia inicial transformou-se numa das maiores mobilizações colectivas de sempre em torno de uma causa ambiental.

O movimento opera com uma estrutura informal, sem estatutos, nem burocracias, e sem dinheiro. Todos os apoios obtidos são em espécie ou em serviços.

O que fez a ideia alastrar como mancha de óleo foi a INTERNET.
"Abrimos uma rede social e passados alguns dias tínhamos mais de mil pessoas dispostas a participar", afirma Torres.

Muitas inscrições são colectivas - juntas de freguesia, escolas, empresas. Por isso, esperam-se pelo menos o dobro de pessoas.

Juntaram-se centenas de autarquias, empresas, associações, personalidades públicas - incluindo o Presidente da República, Cavaco Silva, e a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, que ajudarão HOJE - SÁBADO - 20 MARÇO a apanhar o lixo que outros deitaram para o chão.

tulipa disse...

O papel das redes sociais foi essencial. "Sem uma estrutura desse tipo, não teria sido possível"..."Foi o poder da Internet"...
Foi também através da Web que o projecto já conseguiu localizar 13 mil lixeiras.

O apoio de Cavaco Silva abriu muitas portas. Dezenas de empresas privadas e instituições públicas ofereceram-se para ajudar. A companhia Tranquilidade e o Instituto Português de Juventude ofereceram seguros.

O GrupoGCI, da área da comunicação, apoiou nas relações públicas.
A Tetrapak deu materiais necessários aos voluntários de Oeiras.
A empresa Fuga e Evasão vai pôr monitores a fazer rafting para limpar lixeiras em zonas difíceis em Arouca.
Muitas autarquias vão emprestar camiões e máquinas.

São apenas exemplos de um interminável universo de entidades que se associaram à iniciativa, contribuindo de uma forma ou de outra. Todos querem participar.

O Ministério do Ambiente mobilizou praticamente toda a sua estrutura para ajudar a limpar Portugal.

Mais do que isso, publicou legislação especial - uma portaria - a isentar do pagamento de taxas os lixos recolhidos sábado e que sejam depositados em aterros ou incinerados.

tulipa disse...

O destino dos lixos - não se sabe ainda em que quantidade - será o ponto mais delicado da operação.

As empresas públicas de gestão de resíduos aceitarão uma parte dos resíduos, sem cobrar nada.

Mas a operação foge à normalidade e foi preciso alguma adaptação. A Valorsul, que trata dos lixos da cinco municípios da região de Lisboa, está em conversações com o projecto de Limpar Portugal desde Janeiro e criou um conjunto de regras a serem observadas.

O movimento foi pensado originalmente para limpar as lixeiras em espaço florestal.

Mas acabou por se alargar para quaisquer casos.

"Lisboa é uma das zonas do país com mais lixeiras referenciadas", afirma alguém também envolvido na coordenação nacional do projecto desde o princípio.

Os voluntários estão organizados em grupos, criados na Internet.

Mas o convite é para todos:

"Quem quiser pode sair de casa HOJE com um saco para apanhar lixo da rua"...
"Não é preciso estar inscrito para participar".

Valéria Gomes disse...

Estou determinada a procurar algumas pessoas, para organizar tal evento aqui no Brasil. Tanto lixo, anda encobrindo parte da beleza natural do meu país.

Obrigada pelo incentivo!!!

Ana disse...

Um excelente projecto de que Portugal bem precisa! Estou ansiosa por ver as tuas fotos !
Um beijinho.