02/04/10

FESTAS DO CONCELHO 2010 - CONSTÂNCIA

Nos dias 3, 4 e 5 de Abril, Constância volta a receber a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho 2010. Uma festa com tradições seculares ligadas ao rio e à faina marítima. Motivo de interesse são as ruas floridas da vila, resultado do trabalho colectivo feito pelos moradores. Também não faltará música, foguetes e tasquinhas para os comes e bebes.
Sábado às 15 horas é feita a abertura oficial das festas, na praça Alexandre Herculano. Mais tarde, no palco do Pelourinho poderá assistir ao espectáculo de música popular com o Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo e o Grupo Cultural Emoções de Malpique. A Bandinha da Alegria também irá animar as ruas durante a tarde. À noite, pelas 22 horas, sobe ao palco Camões a banda portuguesa de reggae, Mercado Negro. A partir das 23h30 dança-se rock’n’roll ao som dos RCA. Durante estes dias decorrerá também a XXIII Mostra Nacional de Artesanato. Aproveite para adquirir as famosas réplicas dos barcos em miniaturas ou as bonequinhas que as mulheres dos marítimos confeccionavam aproveitando os restos de tecido. E claro, a típica cestaria de Constância, elaborada com verga de carvalho negral, não poderia faltar. A não perder ainda, o Grande Prémio de Páscoa em Atletismo e a Descida dos 3 Castelos feita em canoa.
E para adoçar a boca, nestes três dias realiza-se também a V Mostra de Doces Sabores no Parque de Merendas. Experimente os tradicionais queijinhos do céu, as tigeladas, as belhoses e o arroz doce. Domingo à tarde poderá assistir a uma tarde de folclore com as exibições de vários ranchos. A animação continua pelas ruas ao som da banda Xaral Dixie. Às 22 horas sobe ao palco a batida popular dos Oquestrada.
A cerimónia religiosa que é a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem compreende a Missa Solene, a Procissão e a Bênção dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere. A Festa e a Bênção dos Barcos, na Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes desta devoção. À noite sobem ao palco os GNR. O grupo português apresenta o novo trabalho de originais e certamente irá por todos a cantar “Dunas como que são divãs”. E para encerrar o espectáculo há fogo-de-artifício.


Dunas, são como divãs,
Biombos indiscretos de alcatrão sujo
Rasgados por cactos e hortelãs,
Deitados nas Dunas, alheios a tudo,
Olhos penetrantes,
Pensamentos lavados.
Bebemos dos lábios, refrescos gelados (refrão)
Selamos segredos,
Saltamos rochedos,
Em camara lenta como na TV,
Palavras a mais na idade dos "PORQUÊ"
Dunas, como que são divãs
Quem nos visse deitados de cabelos molhados bastante enrolados
Sacos camas salgados,
Nas Dunas, roendo maçãs
A ver garrafas de óleo boiando vazias nas ondas da manhã
Bebemos dos lábios, refrescos gelados,
nas dunas!
Em camara lenta como na TV,
Nas dunas..
Nas dunas..
Naasss duunas...
Naasss duunas..
Refrescos gelados...
Como na Tv.
Nas duunas..
Esta é a música que eu mais gosto dos GNR - é uma das minhas músicas fetiche!
Traz-me óptimas recordações.
Faço este post sobre Constância, pois adoro Constância, junto ao Tejo e com o Castelo de Almourol ali bem pertinho - é um lugar mágico. Se eu não estivesse em convalescença e de repouso absoluto iria lá com toda a certeza.
(texto e imagens retiradas da net)

2 comentários:

Valéria Gomes disse...

Bom dia, minha querida,
Vim dar-te um beijo de bom dia e me deparo com você de repouso! Espero que não seja nada grave e que se recupere logo. Também gostei muito da música, a letra é linda.

Um lindo sábado para ti, e uma feliz Páscoa!!!

Beijos de chocolate!!!

Rosa dos Ventos disse...

Sempre que tenho saudades do Tejo vou a Constância!
Fui lá na 3ª feira de Páscoa e ainda deu para ver parte do cenário florido.
Até fiz um post com um enigma...

Abraço