01/11/10

FUNICULAR DE ZAGREB


Este é o Funicular que existe na cidade de Zagreb, que faz a ligação de 2 zonas da cidade, numa pista de apenas 66 metros de distância, com uma inclinação de 52%, o que o torna um dos mais íngremes funiculares do mundo.
É considerado o mais curto elevador de transporte público do mundo.
A guia Dalma que nos acompanhava, fez a visita da cidade de cima para baixo, de forma a que, não tivessemos necessidade de subir de funicular.
Na imagem de baixo vê-se algumas pessoas do nosso grupo, a começar a descida numa ladeira junto ao percurso do funicular. Eu vinha mais à frente e virei-me para fazer a foto deles.
São 2 carros que fazem essa ligação, neste momento o nº 1 está na parte superior, cada um transporta 28 passageiros (16 sentados e 12 lugares de pé).



O funicular foi construído em 1890 e está em funcionamento desde 23 de Abril de 1893. Inicialmente tinha os motores a vapor que foram substituídos por eléctrico, em 1934.


8 comentários:

Nothingandall disse...

Belas fotografias (como sempre...). Até os tons combinam perfeitamente com as cores de fundo do blog! Uma boa semana cheia de flores, sorrisos e poesia :)

Zé Povinho disse...

Boa fotografia e novidade de uma viajante entusiata.
Abraço do Zé

Fernando Santos (Chana) disse...

Bela reportagem...Espectacular....
Cumprimentos

Anónimo disse...

Estive em Zagreb há poucos anos. adoro a Croácia, onde aliás vivi, quando ainda era Jugoslávia.

. intemporal . disse...

.

. tenho uma paixão arrebatadora pelos funiculares . e este é estrondosa.mente belo .

. um beijo de carinho, túlipa e muito obrigado por este post .

.

. paulo .

.

José Lopes disse...

Fiquei a pensar na Nazaré.
Cumps

a d´almeida nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a d´almeida nunes disse...

Olá Tulipa Moçambicana

Estou aqui como que num confessionário. Não destes d´agora, dos que só um restrito número de pessoas é que não pode ver e ouvir.
Uma confissão pública.
Podia usar o e-mail. Mas não.
Estou aqui para pedir milhões de desculpas a muitos amigos e amigas que me têm visitado no meu blogue e que, desalmado que ando, não tenho correspondido da mesma forma.
É verdade que o tempo não abunda, melhor, a gestão do meu tempo é que tem sido feita nos últimos tempos sem qualquer critério. Aos trambolhões. Aos repelões. Porquê?
Porque sim, porque não estou a conseguir organizar-me como eu pensava que conseguiria, nesta fase da minha vida.

Bem, mas não valerá a pena estar a martirizar mais os eventuais leitores, a minha amiga "Tulipa" concerteza que vai compreender este meu desleixo. Imperdoável? Não, acho que posso ser perdoado. Mas isso sou eu a dizer.

Fiquei de passar por aqui para ver se podia dar uma ajuda à distância do clic no que toca à colocação das fotos no blogue mas parece que essa dificuldade já está superada, "Tulipa!

As fotos deste e dos outros posts estão estupendas. Como já não é de espantar, que a Tulipa já a isso nos tem habituado, há já bastante tempo.

Belas reportagens, sim senhora!

Um beijinho de muita e longa amizade

António