Este post é um complemento ao outro que fiz no blog: MOMENTOS PERFEITOS.
No passado dia 6 de Março de 2011 realizou-se mais uma Actividade d'A Natureza ensina!
Conhecer a Mata da Machada!
Durante toda a manhã visitámos a Mata Nacional da Machada.
"Designa-se hoje Mata Nacional da Machada, a propriedade constituída pelo antigo Pinhal de Vale de Zebro e pela Quinta da Machada.
A Quinta da Machada pertencia ao “Convento de Nossa Senhora da Luz da Ordem de Cristo”, porém quando foram extintas as Ordens Religiosas em 1834 foi adquirida por um particular, sendo mais tarde aforada ao Estado que a anexou ao Pinhal de Vale de Zebro.
Encontra-se situada no centro da Península de Setúbal, entre as povoações de Coina, Palhais e Santo António da Charneca.
Sujeita a Regime Florestal esta Mata encontra-se hoje, sob a gestão da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste e ocupa uma área com cerca de 385,7 hectares.Sendo a única área florestal de razoável dimensão do Concelho, a Mata é considerada o “Pulmão da Cidade” e um local privilegiado para actividades de recreio e lazer, dispõe de um parque de merendas e diversos fontanários, para além de um Centro de Educação Ambiental e de uma rede de estradas e caminhos frequentemente utilizados para práticas desportivas, permitindo à população uma melhor qualidade de vida."
Fomos acompanhados por 2 Técnicos do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do rio Coina (CEA)
"O Centro de Educação Ambiental, tem como missão sensibilizar a população, especialmente os mais novos, para a preservação e valorização ambiental do património do concelho.
Trata-se de um investimento que se concentra especialmente nas crianças, na sua educação e motivação, preparando-as para práticas ambientalmente correctas e para o respeito pelos valores naturais.
A Mata Nacional da Machada constitui a área florestal de maior relevância do concelho, ocupando cerca de 10% da sua área.
As zonas húmidas constituem sistemas altamente produtivos, contribuindo para a conservação da biodiversidade. Quem vem ao centro tem uma oferta diversificada.
Este está orientando para a promoção de actividades diversificadas, para que as pessoas possam vir cá e possam fazer um percurso pedestre guiado pela Mata, um atelier de reciclagem, de poupança de água, ver um pequeno vídeo, entre outras iniciativas. Existem espaços previstos para a cultura biológica.
Aqui é possivel fazer a observação de garças brancas e cinzentas que habitam no local, mediante as explicações dos membros da AÇOR, Associação Científica para a Conservação das Aves de Rapina.
Este rebento indica a chegada da Primavera:
Este SINAL indica o caminho onde é permitido passar de BICICLETA:
Para passar da MATA DA MACHADA para o SAPAL DO RIO COINA tivemos que atravessar esta estrada nacional, que passa em frente aos Fuzileiros:
12/03/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
O Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina é uma valência da Câmara Municipal do Barreiro, onde se transmitem saberes e práticas importantes para a protecção e valorização do meio ambiente.
Instituições e grupos informais podem agendar a sua visita ao CEA para as mais diversas actividades.
Conhecer a fauna e flora da Mata, realizar percursos de interpretação da natureza, descobrir o forno arqueológico e a sua história, visitar as colmeias, observar aves, usufruir de bicicletas para um passeio, ou ainda utilizar um audioguia para conhecer em detalhe a Machada.
Actividades:
Acções de formação e sensibilização ambiental - Actividades ao ar livre (ecopapers, orientação, jogos de pista, gincanas, jogos temáticos, percursos de interpretação da natureza, passeios de bicicleta, Escalada, Equitação).
Ateliers pedagógicos:
reciclagem, expressão artística, entre outros.
Outras actividades regulares: Saídas de campo: Mata Nacional da Machada (flora natural e naturalizada, avifauna),
Sapal do Rio Coina (flora, habitats, avifauna)
Comemoração de dias temáticos Dinamização de campos de férias nas interrupções lectivas
História e Arqueologia:
A Mata Nacional da Machada situa-se no centro da peninsula de Setúbal, no concelho do Barreiro. É propriedade do Estado e é constituída pelos antigos Pinhais de Vale de Zebro, Quinta da Machada e da Esperta.
O Pinhal de Vale de Zebro era especialmente destinado ao abastecimento de lenhas para os fornos, onde se fabricava o biscoito de embarque para aprovisionamento da armada no tempo dos Descobrimentos.
A sua madeira servia igualmente para a construção de embarcações nos estaleiros que existiam nas margens do rio Coina.
Na Mata Nacional da Machada existe um forno de cerâmica, datada do século XV-XVI, que foi descoberto na década de 80 e onde produziam peças como a forma do biscoito e da purga do açúcar.
Boa ideia, a desta organização. É um tipo de iniciativa que faz falta :-)
Beijinhos.
Uma gde iniciativa amiga.
Gostei.
Um gdeeeeeeeee abraço e um feliz fim de semana com muita luz, paz,...
beijooo.
Belas fotos e belo passeio !
Um beijo para ti e boa viagem , amiga *
Lindíssimo!
Fiquei completamente seduzido pela paisagem... e pelas tuas fotos!
Olá, como está?
Os amigos não esquecem!
Tinha agendado para depois da meia-noite
responder a comentários.
Mas...
agora vou sair...
e antecipo este,
desejando-lhe uma óptima semana.
bjsss
Olá Tulipa, gostei da reportagem...Espectacular....
Cumprimentos
É sempre bom conhecer estas iniciativas e ajudar a preservar o ambiente, que a actividade humana tanto prejudica. Um bom fim de semana cheio de sorrisos, flores e poesia... - e eis a Primavera ...
Amizade!
Não lembro datas...Não me dedico a fazer contas, Nem fico imaginando até quando... Simplesmente, porque amigos não são números.
Amizade é presença permitida, Ausência necessária, E sempre presente, Esteja longe, Esteja ao lado, Esteja onde estiver...
E o amor, que dedico a um amigo é algo sem palavras.
É sorrir por dentro...Chorar de emoção... Calar se preciso...
(Alice Ruiz).
FELIZ DIA DO BLOGUEIRO AMIGA!
beijooo.
E agora que a Primavera chegou
que bonito será esse lugar!
Beijinhos
A PRIMAVERA chega HOJE
...e eu da RIVIERA MAYA - MÉXICO desejo a todos vós uma excelente PRIMAVERA.
Por cá, tudo bem, aliás, tudo óptimo, entre os Mariachis!!!
Beijo da TULIPA
Pelo menos na primeira foto o pinheiro ainda não foi atingido pelo nemátodo.
Parece-me que foi na Península de Setúbal detectado.
Não há mal que não nos atinja. Agora até as resistentes palmeiras... morrem.
Um passeio desses faz cá uma fome...
Fome de ver, andar, caminhar, respirar e porque não, comer?
Uma boa semana.
Enviar um comentário