10/01/09

Lá fora a neve cai...

Parece que ainda agora estavamos no Natal de 2008, e já estamos no 2º fim de semana de Janeiro de 2009 - o tempo voa!!!
Como sempre disse, não gosto de falar sobre o Natal só em Dezembro, qualquer altura do ano é boa pois lá diz o ditado: Natal é quando o Homem quiser!
E, se eu vivesse mais perto de Braga, teria todo o gosto em visitar a freguesia de Priscos, porque num cenário ao qual jovens e velhos responderam ao apelo de voluntariado do padre João Torres, da Paróquia de Priscos, para fazer inscrever no livro do “Guiness-Book” o maior presépio ao vivo da Europa, que dia 21 de Dezembro, entrou em funcionamento na freguesia de Priscos, em Braga.
Abarcando uma área de 20 mil metros quadrados, 400 figurantes e 50 cenários bíblicos, o presépio reconstitui, na quinta da Paróquia de Priscos, o passado cristão, com os participantes vestidos a rigor – e de acordo com as culturas hebraica e romana. O percurso do presépio é feito numa hora, onde tudo é real, contemplando uma multiplicidade de cenários que vão desde aldeias cristãs (romana e judia) até ao templo romano (com acampamento militar), passando ainda pelo mercado, os artífices, o senado romano e a corte do Imperador. Pelo meio, a gastronomia, as danças e a música da época. A entrada é livre, estimando a organização que nos dias de funcionamento do presépio – amanhã dia 11 de Janeiro é a última oportunidade que têm de visitar – passem cerca de 50 mil pessoas pela quinta Paróquia de Priscos.
Imagino como será...amanhã com as temperaturas negativas que tem feito, estes dias por Braga e arredores.
Lá fora a neve cai...

Outra sugestão ainda sobre o Natal:
Até 15 de Janeiro - "Aldeia de Natal", num espaço ao ar livre, em que as crianças podem viver diferentes desafios e brincadeiras, seguindo um percurso que as leva à casa do Pai Natal. A actividade decorre na Quinta dos Moinhos de S. Filipe, aqui mais próximo de mim, em Setúbal, de segunda a sexta, mediante reserva, e ao sábado e domingo, às 15h00.
Informações: 912 283 079 / 965 114 951

Continuando com as sugestões para 2009:
Se sempre quis saber fazer comportas e licores mas nunca teve oportunidade de pôr a mão na massa (neste caso no açúcar, fruta e especiarias), a Oficina da Natureza tem uma boa notícia para si. A 17 de Janeiro, em Ponte de Lima, vai haver um workshop de compotas e licores leccionado pela engenheira hortícola e paisagística Dr. Lúcia Lopes. Marmeladas, conservas, geleias, xaropes, todas estas iguarias vão deixar de ter segredos para si. Pãezinhos sem sal já era...Se vem de longe para aprender, por 50 euros poderá ficar alojado na Casa do Eido da Devessa durante 2 noites, com pequeno-almoço incluído.
O workshop tem o valor de 45 euros.
Descubra pormenores em www.oficinadanatureza.pt.

13 comentários:

José Lopes disse...

Uma passagem para desejar um bom fim-de-semana, e reler sugestões que não tive a oportunidade de ler com atenção. A propósito, ando a tentar deixar de fumar, há mais de 1 mês, vamos lá a ver se é desta.
Cumps

Paula Raposo disse...

Sempre boas ideias por aqui. Obrigada. Beijos.

Ailime disse...

Grata pelas sugestões!
Todas são interessantes, mas ficar em Ponte de Lima por 50€ por duas noites, mesmo com o frio que lá deve estar, se tivesse disponibilidade, não hesitava!
Beijinhos.
(Sobre a Tânia escrevi no outro Blog e enviei-lhe um email).
Beijinhos e que tudo corra pelo melhor!

Agulheta disse...

Tulipa! Grata pelas susgestões,eu por aqui estou perto de algumas,mas sempre que queira fazer algo sempre aparece outras coisas para fazer,a vida é uma correria,quantas vezes venho aqui 6tentar comentar aos amigos, e logo tenho uma chamada,e fica tudo sem efeito,as minhas desculpas por não aparecer como gostaria,mas venho as vezes que poder.
Beijinho e boa semana

Lisa

Rosa dos Ventos disse...

Óptimas propostas!
Obrigada...

Abraço

rosa dourada/ondina azul disse...

Boas sugestões nos apresentas...
Se eu pudesse ia no dia 17, mas não dá.


Beijinho,

Sónia disse...

Olá, caminhando por aí aqui cheguei...e parei! A Internet tem destas coisas, vagueamos dias a fio apenas por vaguear e de repente algo nos toca profundamente. Foi o que me aconteceu aqui...Não li muito, 3 ou 4 postagens, que foram suficientes para sair daqui realmente maravilhada: Deves ser um ser humano muito bonito(e olha que eu não sou de paleio barato)

Parabéns pela forma tão clara que expões e trespassas emoções.

Sobre esta ultima sugestão, adoraria poder fazer esse workshop, infelizmente o tempo não mo permite pq ainda fica longe de mim.

Deixo-te um beijo carinhoso e votos que encontres a força e a alegria neste novo ano. Espero que as tuas "princesas" estejam melhores.

gaivota disse...

que lindas sugestões e apetitosas!!!
tudo de bom se vai colhendo neste teu cantinho...
beijinhos

Nothingandall disse...

Uma boa oportunidade para saber mais sobre compotas, marmeladas e gelaeias... hmmm... eu gosto é de as comer!

Pena disse...

Estimada Amiga:
Em primeiro lugar, obrigado pela visita simpática.
Desejo o rápido restabelecimento da sua sobrinha enferma.
Sim!A neve também caiu aqui cobrindo tudo de encanto e beleza.
Uma imensa alvadez preencheu tudo. Foi um lindo cenário de ver tudo coberto de branquinho. As escolas fecharam e todos bricaram com a neve. É verdade parecia Natal.
Tudo de bom, para si.
Beijinhos de amizade gigante e estima sincera.
Cordialmente, esperando notícias breves da recuperação total da sua linda sobrinha

pena

Maria disse...

Já andei por aqui ontem, a ver o último post.
Queria mesmo era saber como vai a tua sobrinha...

Um beijo, Tulipa

Maré Viva disse...

Olá, tulipa, como não permites comentários no teu último post sobre o estado da Tânia, vim até aqui dizer-te que explicaste ao mais infimo pormenor o que ela está a viver e como tudo está a ser feito para o seu restabelecimento. Sempre tive fé que ela vai superar esta fase crítica e voltar a viver com saúde e alegria.
E é isso que muito sinceramente desejo!
Um beijo para ela e para ti.

São disse...

Que a tua sobrinha recupere brevemente e bem, principalmente BEM!!
Um abraço para ambas.