28/02/10

SERÁ O FIM DO MUNDO...???

Hoje - dia 28 - último dia do mês de Fevereiro de 2010, faço o ponto de situação sobre como tem sido este Inverno – o mais agressivo dos últimos tempos, cá em Portugal como no resto mundo. Todos os dias há notícias assustadoras do que vai acontecendo; a ilha da Madeira é um dos exemplos de desgraça que assolou o Funchal, precisamente 9 meses depois de eu ter estado lá.
Conheci pouco da ilha, mas estive precisamente na parte baixa da cidade, ali junto à marginal e ao porto onde os barcos de cruzeiros encostam para os turistas visitarem a ilha. As imagens que tenho visto, são terríveis, em nada se comparam com aquilo que vi e conheci no passado mês de Maio/2009.

Ontem as notícias só falavam do terramoto no Chile, um dos locais que eu tinha ideia visitar nas minhas viagens pelo Mundo.
Estavam a prever que as primeiras vagas do tsunami poderiam chegar pelas 11h19 locais (21h19 em Lisboa) à localidade de Hilo, na Grande Ilha do Havai. A população e os turistas que se encontravam nas ilhas Galápagos, pertencentes ao Equador, subiram para locais mais elevados, pois as ondas estavam a ser particularmente fortes. As ilhas Gambier, Tahiti e Bora Bora, na Polinésia Francesa, também aconselharam os seus habitantes a retirar-se para os pontos mais elevados, não fosse o mar subir de nível. Tonga e as Ilhas Cook foram outros territórios do Pacífico onde a população também se afastou das áreas costeiras, temendo o pior. Nas ilhas Fiji foi dado um alerta para a possibilidade de ondas de 2,3 metros. Houve aviso de tsunami em Guam, na Samoa Americana, na Samoa independente e em dezenas de outras ilhas do Pacífico. Um simples alerta, de nível inferior ao dos avisos de tsunami, foi dado nos estados norte-americanas do Oregon, Washington e Alasca, bem como na província canadiana da Columbia Britânica.
No Japão, nas Filipinas, na Austrália e na Nova Zelândia as populações foram igualmente informadas de que se deveriam precaver.
Na ilha de Juan Fernandez, a quase 650 quilómetros da costa do Chile, uma grande vaga matou três pessoas e fez desaparecer dez.
Um tsunami é um conjunto de ondas longas, cujo ponto mais elevado pode demorar cinco a 15 minutos, ou mais, a passar por um local. A primeira onda pode não ser a maior e podem ocorrer novas com grandes intervalos. Quando se dá a ruptura entre as placas, uma delas tem um deslocamento de tipo vertical e é isso que gera um desnível de água que origina tsunamis.