16/04/10

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Estamos já no fim de semana que se prevê chuvoso e desagradável com ventos fortes, daí as várias sugestões que vos trago, em diferentes locais de Portugal, para ocupar estes 2 dias:
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves organizou para o fim-de-semana de 17 e 18 de Abril um Curso de Iniciação à Identificação de Cantos de Aves. Os participantes irão aprender a reconhecer as aves antes mesmo de as avistar. A acção irá decorrer em Alcobaça. A concentração está marcada para as 9 horas junto à câmara municipal. Saiba mais no site oficial.
A empresa de desporto aventura
Inventura preparou para este domingo mais um percurso pedestre Caminhos de Collares. Os passeios decorrem uma vez por mês há já 12 anos. Os participantes irão conhecer melhor o património de Sintra num percurso com cerca de 13 quilómetros.
No próximo dia 18 - domingo, a Câmara Municipal de Oeiras comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Às 10 horas decorre uma visita guiada ao Jardim da Quinta Real de Caxias e uma visita guiada à Fábrica da Pólvora de Barcarena. Estão programados em ambas as visitas ateliers de jardinagem.

nesta imagem o famoso "Sofá Aspirina" de Joana Vasconcelos, no CCB até dia 18 de Maio


(outra obra de Joana Vasconcelos)
Dia 18 de Abril, a Associação de Municípios do Vale do Sousa assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios convidando para uma Visita Guiada à Rota do Românico. A concentração está marcada para as 9 horas junto da sede da associação, na Lousada.
O percurso inclui passagem na Torre de Vilar, na Igreja de São Mamede de Vila Verde, no mosteiro do Salvador de Travanca, na Igreja de São Gens de Boelhe, no Marmoiral de Sobrado, na Ermida da Nossa Senhora do Vale e no mosteiro de São Pedro de Ferreira. Incluído no programa está um almoço regional. Inscrições através do e-mail rrvs@valsousa.pt.

imagem de uma exposição relacionada com trajes, num museu em Óbidos
Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, o ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios – elegeu para 2010 o tema “Património Rural/Paisagens Culturais”.
Actividades nos Museus e Palácios do IMC:
- Museu de Cerâmica, Caldas da Rainha
- Museu Francisco Tavares Proença Júnior
- Paço dos Duques de Bragança, Guimarães
Algumas sugestões para este dia:
- visita a espaços relacionados com a investigação científica agrária (laboratórios, jardins botânicos, escolas, institutos, faculdades, regiões de produção vitivinícola demarcada, regiões de produção de origem controlada, etc).
- visita a espaços relacionados com a produção agrícola (quintas e escolas agrícolas, espaços de turismo e património rural).
- visita a museus, monumentos, edifícios e sítios com ligação à produção agrícola.
- organização de exposições, workshops, palestras, conferências, leituras, etc, dedicadas a este tema. - produção e edição de publicações e de material de apoio a visitas e percursos temáticos.
- concepção de actividades pedagógicas para crianças e jovens em contexto familiar (já que se trata de um domingo), destinadas à sensibilização para o património agrícola.
- realização de acções de sensibilização destinadas ao público em geral e com o objectivo de envolver a comunidade nas actividades ligadas à ancestralidade da produção agrícola.

23 comentários:

Lilá(s) disse...

Muito interessantes as sugestões, só ainda vi a exposição de Joana Vasconcelos, só que com este tempo apetece mesmo é ficar por casa, foi de pouca dura aqueles dias de sol...
Bjs

José Lopes disse...

Bons programas para quem encara a Cultura como importante e merecedora de atenção também nos tempos livres.
As entradas grátis também são convidativas.
Cumps

vieira calado disse...

Estas manifestações culturais

são sempre bem vindas!

Bom fim de semana.

Beijinhosss

Valéria Gomes disse...

Boa pedida! É uma pena eu estar tão distante.

Beijos e aproveite!!!

Unknown disse...

Ainda bem que existem estes dias e estas manifestações. Seria bom que as houvesse todos os meses e que as pessoas se habituassem a preservar e a cuidar com o maior respeito e carinho de tudo quanto a Natureza e os Artistas nos dão.

Rosa dos Ventos disse...

Óptimas sugestões!
O pior é o tempo que nos "prende" ao sofa! :-))

Abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite Tulipa,
creio ser a primeira vez que por aqui passo.
Gostei do post, interessante e informativo.

Deixo um beijinho com votos de um excelente Domingo.
Ana Martins

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Olá amiga... tenho algumas fotos da Joana e o seu celebre sapato nos meus blogues.

Respondendo ao teu comentário no "photoessencia", estou com pouco tempo para postar, mas nem sempre levo 1 mês para postar.

Quanto à tua poesia, vejo que não estás bem... nem necessitas partilhar... eu de amigos/as não espero nada, felizmente aprendi a viver com isso... e mais, passo bem sem eles.

Bjooo e tudo bom p'ra ti
CALMA que tudo se compõe, tá?

Lídia Borges disse...

Hoje, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, encontro aqui uma série de sugestões óptimas para ocupar este domingo de sol (por enquanto.

Desilusões são como ervas daninhas no jardim dos afectos. Sempre podem ser contornadas, a fim de não nos picarem...

Um beijo e Bom Domingo

Um beijo

Ailime disse...

Olá Túlipa,
É smpre bom tomar conhecimento destes eventos culturais.
Aprecio muito a criatividade de Joana Vasconcelos de quem já conhecia o "Sapato" (não sei se é assim o nome da obra) exposto no Palácio de Belém há dois anos e ontem à noite pude apreciar a sua arte num programa de Televisão.
Desejo-lhe uma boa semana com muitos amigos.
Beijinhos.

vieira calado disse...

Olá,amiga!

Pelo que percebo

(estou a perceber bem?)

hoje 19 é dia de seu aniversário.

Daqui lhe desejo um dia muito feliz

na companhia de quem mais adora.

Muitos beijinhosss

Pena disse...

Doce e Simpática Amiga:
Tem um valor precioso no que concebe.
Extraordinárias iniciativas de deslumbre e interesse.
Serei sempre um seu amigo sincero.
Beijinhos de amizade ao seu encanto.
Sempre a admirá-la e a respeitá-la

pena

Sai-o daqui feliz, onde mora a felicidade e ternura.
É fascinante.
MUITO OBRIGADO pela simpatia da sua visita. Adorei. É fantástica.
Bem-Haja, notável amiga de sonho.

ShiningMoon disse...

Olá!
Não existe link para comentar a tua última foto...
Por isso comento nesta.
Li tudo o que escreveste.
Há alguns dias atrás lembrei-me que o teu aniversário era em Abril. Por receio de me esquecer do dia, coloquei um lembrete no telemóvel, para tocar hoje. Mas não foi preciso esperar que tocasse. Acordei a pensar nisso.
Por isso, hoje, vou limitar-me a deixar-te aqui um grande beijo de Parabéns.
M.

rosa dourada/ondina azul disse...

Boa apresentação das obras de Joana Vasconcelos, uma artista que admiro.

Parabéns e que tenhas um dia feliz!!!


Beijo com amizade,

Pitanga Doce disse...

PARABÉNS TULIPA! SORTE, SAÚDE E ALEGRIA!

beijinhos da Mila

José Leite disse...

Olá tulipa!

Esta toada tão lúgubre não será própria do tempo'

Vamos lá elevar esse astral como mandam os cânones!

Isabel Filipe disse...

Muitos Parabéns.

Felicidades e

muitos beijinhos

mundo azul disse...

_________________________________

Talvez, não tenhamos mesmo tanto contato, mas vim aqui para lhe desejar um FELIZ ANIVERSÁRO!

Pode acreditar, é muito sincero...Como é sincero o desejo, de que você seja muito feliz e a vida torne seus caminhos amplos e iluminados!!!

PARABÉNS!


Beijos no coração...


______________________________

Nothingandall disse...

Li o post «Picos Na Alma - Lamento» e como o título sugere expressa um sentimento triste, até de alguma revolta. Cara amiga, a vida tem destas fases: de incompreensão, solidão às vezes... Mas tem-se que ver que existe, também, o outro lado das coisas; até o cacto agreste e áspero, que ilustra o post, tem a sua inefável beleza. Um resto de semana bem mais .... animador, com flores, sorrisos e ....poesia!

Rosa Carioca disse...

Esta é a primeira vez que visito seu cantinho e conheci-o através do blog da Maria Joáo. Seu texto "Lamento", é muito significativo para mim... como percebo... Enfim, a esta altura já comemorou o seu aniversário e desejo que tenha sido muito feliz.

Unknown disse...

Olá, leia artigo sobre importância de preservar o patrimônio histórico, comente e se for o caso concorra a R$ 1.000,00 em prêmios. Acesse: www.valdecyalves.blogspot.com

Unknown disse...

Olá, leia artigo sobre importância de preservar o patrimônio histórico, comente e se for o caso concorra a R$ 1.000,00 em prêmios. Acesse: www.valdecyalves.blogspot.com