11/06/10

O QUE ACONTECE EM PORTUGAL

O objectivo era muito ambicioso, mas foi conseguido. A maior sardinhada do mundo, que decorreu no Largo José Afonso, em Setúbal, conseguiu entrar no livro do Guiness subindo para 6340 quilos a fasquia do recorde mundial de um produto do mar cozinhado ao ar livre. Estiveram presentes neste evento, promovido pela Câmara de Setúbal e pela empresa MCG, cerca de 25 mil pessoas. Para que o recorde fosse batido foram necessárias quase oito horas, mais de três toneladas de carvão, cerca de 40 assadores e um fogareiro com cem metros de comprimento.
A nova Gare Marítima do Funchal foi inaugurada no dia 31-Maio-2010 (segunda-feira), ao final do dia. Servirá para dar apoio aos milhares de passageiros de cruzeiros que passam anualmente pelo porto, constituindo uma mais-valia que permitirá criar melhores condições para a recepção e acolhimento desses passageiros. A gare custou cerca de 13 milhões de euros, com uma comparticipação do Fundo de Coesão em 62,8 por cento. O novo edifício, localizado sobre o molhe do cais da Pontinha, é constituído pelas instalações da gare com dois pisos principais e uma torre de controlo. Dispõe ainda de um passadiço, interligado com o cais. A gare dispõe de espaços comerciais, gabinetes destinados às autoridades alfandegárias, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Capitania do Porto do Funchal e Guarda Nacional Republicana.
Há um ano atrás fiz um Cruzeiro que fez escala no Funchal e captei esta imagem das obras da nova gare.


Até 13 de Junho, 50 restaurantes do concelho de Sesimbra acolhem a 5.ª edição da Quinzena Gastronómica do Peixe-espada Preto. Dos menus, constam receitas mais tradicionais, como o peixe-espada com ervilhas, em filetes ou grelhado no carvão, ou pratos mais inovadores, como o peixe-espada preto com molho de citrinos e legumes, ou terrine de peixe-espada preto com temperos orientais, chutney de cebola roxa e tomate. O evento, que teve início no fim-de-semana, destina-se à promoção desta espécie, que em Portugal é capturada sobretudo pela frota sesimbrense. Como oferta, os primeiros 1500 clientes a pedir peixe-espada preto à refeição vão receber uma embalagem de farinha torrada, doce tradicional da zona. A iniciativa é organizada pela Câmara de Sesimbra, a Artesanal Pesca e associações de comércio do concelho. Nesta foto minha vê-se o mar de Sesimbra com uma embarcação a passar ao largo.

A circulação automóvel na estrada de acesso às praias da Arrábida, Setúbal, está condicionada a partir de 1 de Junho, entre as 9h00 e as 18h00, para disciplinar o trânsito e salvaguardar a passagem de viaturas de emergência. A circulação rodoviária entre o Hospital do Outão e o parque de estacionamento do Creiro vai fazer-se num único sentido e será proibida a circulação automóvel entre o edifício dos Pilotos da barra e o Portinho da Arrábida. Estas medidas, aprovadas no âmbito do Plano Municipal de circulação e segurança, vigoram apenas aos fins de semana no período de 1 a 27 de Junho, mas serão aplicadas também nos dias úteis, de 28 de Junho a 12 de Setembro. Os veraneantes poderão deixar as viaturas no Parque de estacionamento da Secil e seguir viagem até às praias da Figueirinha e de Galapos, no vaivém disponibilizado, gratuitamente, pela Câmara Municipal de Setúbal.

2 comentários:

Valéria Gomes disse...

Estou sempre lamentando pela distância.


Beijo e bom fim de semana!!!

Sofá Amarelo disse...

Adoro sardinhas assadas e ainda não consegui comer nenhumas de jeito este ano...