03/06/10

JARDIM DA PAZ - BOMBARRAL

DOMINGO - 30 MAIO 2010 - finalmente fui visitar este belo jardim, e adorei lá estar.
O Jardim da Paz encontra-se situado nos terrenos luxuriosos da Quinta dos Loridos, localizada no Bombarral, apenas a alguns quilómetros a sul de Óbidos
Entrada: Gratuita
Horário: 7 dias por semana, desde o nascer até ao pôr do Sol.
É uma visita feita ao ar livre, com muito ar puro, muita natureza, e cenários lindíssimos.
Para um passeio com a família é um local lindo de ser visitado, podendo até fazer piquenique na relva, debaixo daquelas enormes árvores que nos dão uma sombra tão agradável.
Fiz quase 150 fotos e não subi para cima de nenhuma estátua, há muitas formas de ficar nas fotos, basta colocar-se à frente da estátua...Fiquei com pena, de ver que a maioria das pessoas se sentam e encavalitam em cima das estátuas (barriga do Buda, no cavalo entre outras) porque assim, as estátuas ficam destruídas na sua beleza original, as tintas deterioram-se mais rapidamente.


Enalteço a intenção de quem pensou em fazer este "Jardim", bem como a obra feita, é um "Senhor" que tem feito muito em Portugal Continental, embora tenha nascido no Funchal, na Ilha da Madeira.
Mas, à parte tudo de belo que se possa associar a este magnífico espaço, há sempre aqueles que gostam de falar mal, de destruir o que de bem se faz - repasso um comentário (considero lamentável)que li no site:
E já agora um apelo aos mais feridos no orgulho nacional... será que a paisagem do Oeste em Portugal, com os seus pomares, praias, lagoas, centros antigos, património da região, gastronomia, solo bom para a agricultura que nos alimenta e que alimenta o país, não é melhor que uma cópia de um guerreiros terracota descubertos à uns anos na china?...se quisermos ver as estátuas será bom ir lá ver as originais! ou será que na china faria sentido, ter uns pomares fantásticos e gente maravilhosa de pedra (e já agora chamando o jardim Éden Mediterrânico e Atlântico...sem correr o risco de ter umas estátuas da grécia antiga)! O sr. que faz isto é bastante viajado, mas não deve estar a ver as coisas mais interessantes e que marcam a cultura de um país, fica-se pelos hoteis de 5 estrelas (com a mesma filosofia) e pela especulação da bolsa! e...quase aposto num campinho de golf na área também...sim...pq a obra nasce o homem faz, o planeta é deixado para segundo plano e todos iremos comer pedra e asfalto um dia! apenas para o conforto e lazer (carros, estradas, hoteis, centros comerciais, campos de golf que consomem o mesmo em água que toda a cidade e tratada com o dinheiro dos contribuintes para alguns elitistas!)...é disto que a gente precisa! viver num mundo da mentira, conto de fadas e para quem viu o filme Matrix...não digo mais nada!

Os ambientes nostálgicos transformados
em opções de serenidade,
onde o olhar marca
a intenção de viver dias tranquilos
sem deixar de espreitar
prazeres e emoções.

9 comentários:

tulipa disse...

Decidi fazer uma visita à Quinta dos Loridos, onde fica situado o "Buddha Eden ~ Jardim da Paz - Garden of Peace".
Parecendo um conto de fadas, mal entrei no jardim fui imediatamente transportada para um outro lugar. Um lugar longínquo, bem no Oriente, exótico, paradisíaco, relaxante, apaziguador da alma, uma verdadeira obra de arte.
O "Buddha Eden ~ Jardim da Paz - Garden of Peace" é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas, do período tardio da Arte de Gandhara.

Os meus parabéns ao Sr. Comendador José Berardo, pelo belo trabalho.

Unknown disse...

Já passámos por lá e gostámos muito.
A configuração do terreno e o aproveitamento de todas as árvores e encostas para colocar aquelas belas estátuas leva-nos para paragens bem distantes.
Vale a pena a visita.

Valéria Gomes disse...

Não conheço o lugar, mais ainda assim, deixo os parabéns para o Sr. Comendador José Berardo. "Há que se cuidar das artes."

Grande beijo!!!

José Lopes disse...

Não conheço o espaço mas tenciono passar por lá quando me for possível.
Cumps

Rosa Carioca disse...

Conheço e amei. Quanto ao outro comentário... é possível ver a obra que o autor fez? (se é que fez...)

Å®t Øf £övë disse...

Tulipa,
Tenho que te confessar a minha ignorância porque desconhecia em absoluto a existência deste lugar. Fiquei com vontade de lá passar um belo dia em passeio. Obrigado pela partilha.
Bjs.

Sofá Amarelo disse...

Tudo aqui respira serenidade... até os soldados!

gaivota disse...

sim, é verdade, é uma linda obra de berardo no coração do nosso oeste, no meio de uma paisagem lindíssima!
não fosse eu daí tão perto...
beijinhos

Paula Raposo disse...

Obrigada pela partilha! Também quero ir lá.
Beijos.